Semana Estadual de Política sobre Drogas inicia com série de atividades de bem-estar no Parque do Cocó

23 de junho de 2023 - 15:35 # # # #

Ascom SAP - Texto

“Ética, práticas e saberes na política sobre drogas” é o tema da 8ª Semana Estadual de Política sobre Drogas, que a Secretaria da Proteção Social (SPS) promove a partir de sábado (24), no Parque do Cocó, em Fortaleza. A programação será marcada por atendimentos, dinâmica de grupos em vários pontos de Fortaleza, cursos e palestras sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas e construção da cultura de paz.

Coordenadas pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, as atividades serão abertas às 8 horas, deste sábado, 24, no Parque do Cocó, com práticas de autocuidado e saúde mental, orientação nutricional, atendimento psicológico, rodas de conversa, exercícios e dança, aromaterapia, reike e trilhas pelo parque. As ações se estendem até o meio-dia.

A partir de segunda-feira (26) até sexta-feira (30), a Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas da SPS percorrerá terminais de ônibus, praças e territórios, realizando atendimentos psicossocial, de cidadania e de saúde, com vacinação contra Influenza e aferição de pressão arterial. Também serão ofertadas assessoria jurídica e agendamento de RG, requisição de Certidão de Nascimento e Casamento, encaminhamentos à rede socioassistencial e de saúde, dentre outros serviços. Veja os locais abaixo.

Na terça-feira (27) a SPS promove, às 14 horas, o webnário “Desafios da Política sobre Drogas no Brasil: novas substâncias e perspectivas de pesquisas”, com palestra da professora da Unifesp, Clarice Madruga. Na quinta-feira (29), às 10 horas, o webnário “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseadas em evidências”, ministrado pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabiane Gubert. As transmissões serão pelo YouTube SPS.

Também na quinta-feira, exames de avaliação física e orientação nutricional serão ofertados no Shopping Benfica, no horário das 12h às 17h. Na semana seguinte, de 3 a 6 de julho, serão realizados cursos de facilitadores de justiça restaurativa e círculos de construção de paz, no auditório do CRD, das 8h às 12h. As capacitações são destinadas a técnicos da SPS, conselheiros de políticas sobre drogas, profissionais que atuam na prevenção e atendimento terapêutico e membros de movimentos sociais.

Serviço

Atendimento da Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas da SPS e outras ações

Dia 26/6 – Segunda-feira
9h às 16h – Terminal de ônibus do bairro Siqueira
9h às 12h – Refeitório Social, à rua Padre Mororó, 686, bairro Moura Brasil
13h às 16h – Viaduto da Avenida Borges de Melo

Dia 27/6 – Terça-feira
9h às 16h – Terminal de ônibus do Conjunto Ceará
9h às 12h – Praça do Dragão do Mar
13h às 16h – Praça da Estação no Centro
12h às 17h – Avaliação física no Shopping RioMar Papipu
14h às 16h – Webnário “Desafios da Política sobre Drogas no Brasil: novas substâncias e perspectivas de pesquisas”, pelo YouTube Sps

Dia 28/6 – Quarta-feira
Ação Social e de saúde na Praça da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe

Dia 29/6 – Quinta-feira
9h às 12h – Praça do Ferreira (Centro)
9h às 16h – Terminal de ônibus de Messejana
10h às 11h – Webnário Prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseadas em evidências”, pelo YouTube SPS.
13h às 16h – Praça da Parangaba
12h às 17h – Avaliação física no Shopping Benfica

Dia 30/6 – sexta-feira
9h às 16h – Terminal de ônibus do bairro Antônio Bezerra
Dias 3, 4, 5 e 6 de Julho (Segunda-feira a quinta-feira)
8h às 12h – Curso de facilitadores de justiça restaurativa e círculos de construção de paz, no auditório do CRD