Pacientes com dependência de álcool e drogas são acolhidos e recuperados no Hospital de Saúde Mental

26 de junho de 2023 - 13:42 # # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Brauliana Barbosa - Arte Gráfica

Para ser atendido pelo Elo de Vida, é necessário que o paciente não esteja em uso de substâncias psicoativas. Caso o contrário, o HSM oferece acompanhamento na Unidade de Desintoxicação

“Eu estava no fundo do poço, perdendo a minha dignidade, a minha família, o meu trabalho. Quando decidi que precisava resgatar tudo isso, no início desse ano, busquei ajuda contra a dependência química aqui no Hospital de Saúde Mental. Passei 15 dias na Unidade de Desintoxicação e depois fui encaminhado para o Elo de Vida. Hoje, sou um novo homem, pronto para viver uma vida nova”. O depoimento é do motorista Francisco Morais, 55.

Ele é um dos acolhidos pelo Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), onde dois serviços especializados acompanham dependentes químicos. A Unidade de Desintoxicação atende pessoas que desejam, de forma voluntária, tratar a dependência de álcool e de outras drogas. O outro serviço é o Hospital-Dia – Elo de Vida, onde o paciente é reinserido na sociedade e reabilitado em termos de interação social, para evitar o contato com as substâncias.

O primeiro passo é realizar a desintoxicação. Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa procurar a Emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, desde que o último uso de substâncias psicoativas tenha ocorrido há no máximo cinco dias. Ao dar entrada no hospital, o paciente é acolhido pela equipe de Enfermagem e recebe a orientação de não fumar e de conviver pacificamente durante a internação inicial, que dura em torno de 12 a 15 dias. A assistência é multidisciplinar, sendo realizada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Após a desintoxicação, o paciente pode seguir com o tratamento no Hospital-Dia – Elo de Vida, serviço do HSM que oferece continuidade ao processo da abstinência após a desintoxicação e possibilita mudanças de hábitos a partir de um projeto de vida sem o uso de substâncias psicoativas. O psicólogo e gestor do serviço, Igor Guidetti, explica que o tratamento no Elo de Vida dura de três a seis meses. “Os pacientes atendidos não ficam internados. Aqui no ‘Elo’, eles passam o dia todo, chegam por volta das 8h e só vão embora ao fim do dia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira”, explica.

O pedreiro Francimar Félix, 52, realiza tratamento no HSM há cinco meses. Ele conta que também passou pela Unidade de Desintoxicação e logo depois foi encaminhado para o Elo de Vida. “Minha situação era lastimável, não conseguia mais trabalhar, fazer nada, minha vida estava entregue ao álcool, foram muitas perdas até que eu consegui chegar aqui e ser internado. Esse tratamento ajudou a recuperar minha vida, minha autoestima, minha esperança”, revela.

O psiquiatra Arão Zvi Pliacekos, que trabalha diretamente com os pacientes do Elo de Vida, destaca que o uso abusivo de álcool e de outras drogas pode gerar problemas na saúde mental, como sintomas depressivos, ansiosos e medos infundados. “Percebemos que o paciente chega a acreditar em uma realidade imaginária, com discurso delirante, tendo alucinações, sensação de vivências imaginárias, podendo ser acompanhadas de sintomas de despersonalização, agindo de acordo com suas experiências pessoais, misturando o real do irreal. Por isso, é tão importante e necessário aceitar e buscar ajuda especializada”, reforça.

Prevenção

O psiquiatra alerta para a importância de evitar os gatilhos. “O cigarro é um gatilho para beber, a bebida é um gatilho para usar outras drogas, então é muito importante evitar qualquer gatilho para não estimular uma cronicidade do hábito. É muito importante ter uma troca de diálogo e uma compreensão de que é necessário encerrar o uso dessa droga”, ressalta.

Para não recair, é muito importante estar em abstinência. O Elo de Vida ajuda o paciente e a família a ficarem estruturados para manter os objetivos de não entrar em contato com os gatilhos da recaída. “É fundamental o familiar participar das reuniões realizadas para entender o foco e as metas do tratamento”, recomenda.

Tratamento

O período de tratamento no Hospital-Dia – Elo de Vida dura, em média, cinco meses, podendo ser prorrogado por decisão da equipe. Ao fim deste período, se houver necessidade, o paciente será encaminhado para acompanhamento ambulatorial ou para os grupos de mútua ajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA).

Serviço

Unidade de Desintoxicação e Hospital-Dia – Elo de Vida
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto
Onde: Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana
Contato: (85) 3101-4336/ 3101-4320/ 3101-4329