Governo do Ceará assina memorando de entendimento com a Lightsource bp para desenvolvimento de energias renováveis

27 de junho de 2023 - 16:01 # # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Região possui um grande potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis com destaque para as tecnologias eólica e solar

Mais um importante passo para consolidar o Ceará como a casa do hidrogênio verde. O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (27), memorando de entendimento (MoU) com a empresa Lightsource bp visando ampliar o desenvolvimento de energias renováveis no Ceará por um período de cinco anos. A assinatura do memorando de entendimento tem como objetivo produzir projetos e energia elétrica sustentável e competitiva para o desenvolvimento da indústria cearense, inclusive de hidrogênio verde.

“Este é mais um passo para a consolidação do Ceará como a casa do hidrogênio verde no Brasil. Estamos oferecendo toda a infraestrutura necessária, como estradas e a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) para atrair empresas que potencializem o nosso Hub. É uma oportunidade única e histórica de promovermos o desenvolvimento sustentável, gerarmos empregos e dar mais oportunidades de renda para os cearenses”, comentou o governador.

“A assinatura deste MoU reforça o compromisso da Lightsource bp em expandir a produção de energia elétrica a partir da energia solar e nosso contínuo interesse em investir no Ceará, por meio do desenvolvimento de novos projetos que beneficiem a economia do estado e ajudem a torná-lo mais competitivo”, aponta Ricardo Barros, country manager da Lightsource bp no Brasil.

“Enxergamos com otimismo essa parceria, tendo em vista, inclusive, o desenvolvimento de projetos que se encaixam na cadeia de valor do hidrogênio verde, fornecendo energia elétrica competitiva para sua produção em solo cearense”, reforça.

Atualmente, a Lightsource bp tem investido R$ 800 milhões na construção do Complexo Solar Milagres, em Abaiara, na região do Cariri. A previsão é a geração de 1.700 empregos diretos ou indiretos no estado. O Complexo possui uma capacidade instalada de 212 mW e as usinas do parque fotovoltaico começarão a operar comercialmente no início de 2024, com o foco da produção para o mercado livre de energia.

Secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Rolim ressaltou a importância de mais um acordo feito entre Governo do Ceará e o setor privado. “A assinatura de mais um memorando reforça o compromisso do Governo do Estado com o tema das energias renováveis. Em Abaiara, já estamos com 70% das obras concluídas. A previsão de inauguração é para o fim deste ano”, pontuou. A solenidade contou ainda com a presença secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa.

Atenção internacional

Para Roseane Medeiros, secretária das Relações Internacionais, a presença de empresas como a Lightsource bp no Ceará, sobretudo em projetos no Interior, acaba criando uma janela de oportunidades em diversos pontos do estado. “Essa parceria possui muito potencial. Existe uma grande oportunidade de geração de emprego e renda no Interior, justamente por conta da localização desses parques, longe da Região Metropolitana de Fortaleza. Assim, conseguimos também levar esse desenvolvimento para outras áreas do estado”, comentou.