PPA: em etapa do Litoral Norte, educação ganha força em meio às demandas

27 de junho de 2023 - 15:32 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Fotos

O próximo PPA acontecerá em Sobral, na quinta-feira (29)

O Litoral Norte recebeu, na manhã desta terça-feira (27), mais um encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. Com demandas, principalmente, para as áreas da educação e saúde, o evento, que ocorreu no município de Granja no dia que o município completa 247 anos, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que ouviu as demandas da população.

O chefe do Executivo cearense ressaltou a importância de ter o Estado mais próximo do cidadão. “Uma coisa é eu achar que conheço as demandas da população, outra é eu sentar aqui e ouvir suas demandas. Então, nós estamos, com muita humildade, voltando às regiões pra ouvir a população da região”, comentou o governador, que esteve acompanhado pelo líder do governo da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri.

O encontro contou com representantes dos 13 municípios do Litoral Norte. Além de Granja, também foram ouvidas demandas dos municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Uruoca, Martinópole, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Cruz, Marco, Acaraú, Morrinhos e Itarema.

“Isso [PPA] será absolutamente considerado pra quando nós formos mandar pra Assembleia quais são as metas do governo do Ceará para os próximos quatro anos. Estamos fazendo isso, para que a gente tenha a contribuição do cidadão e da cidadã que participaram dessas plenárias”, complementou Elmano.

Destaque na educação

Os encontros foram pensados especialmente para receber as principais demandas direto dos cidadãos de cada região. O PPA tem quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

Com a quadra da Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá Cruz de Vasconcelos lotada, foi para o primeiro eixo que a população do Litoral Norte fez a maior parte de suas demandas. Apesar de referência na área da educação, e de Escolas Nota 10, a professora Jaqueline Aragão pontuou a importância de seguir tendo avanços na educação.

“É importante estarmos aqui para entregar demandas. Esse evento veio contribuir com o nosso município, e com todos os outros da região, possibilitando que a gente socialize, dialogue e encontre demandas em comum para um educação ainda melhor”, afirmou a professora.

Dentre as demandas voltadas para a educação, estão presentes o pedido de um Campus universitário e o investimento para a ampliação do transporte para universitários na região. Além disso, também foi a expansão do atendimento psicossocial a alunos e profissionais de educação.

Outras áreas também receberam demandas, como na área da saúde, a demanda de destaque foi uma maior atenção a descentralização de serviços por meio das policlínicas; na área de indústria e empreendedorismo, os pedidos foram para a valorização dos trabalhos com a tradicional Carnaúba e melhorias viárias.

Engajamento da população

No terceiro encontro, a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado, destacou que as plenárias do PPA vem ganhando força e engajamento por meio da população.

“Fico feliz que as pessoas querem saber o que é o PPA, e que a população está se aproximando, cada vez mais, desses encontros”, ressaltou a secretária. “Nós estamos nesse trabalho em parceria com a Casa Civil, por meio da articulação política, e tem sido um trabalho muito bom. Estar com as pessoas tem sido muito rico. A gente vê compromisso e engajamento por meio da população”, completou.

Importância para o desenvolvimento

Representando a prefeita de Granja, Juliana Aldigueri – que teve que se ausentar por problemas de saúde -, o vice-prefeito Aníbal Filho, pontuou que essa plenária na região abre caminhos para o desenvolvimento da região e faz a população sentir-se atendida.

“Nós somos uma região unida, com cede de crescimento. Nossos desafios de crescimento são muito grandes, então é importante que o Governo do Estado venha ouvir nossas demandas. Temos que sentir que fazemos parte desse governo, que quer caminhar perto das pessoas”, finalizou.

O líder do governo da Alece, Romeu Aldigueri, parabenizou o Governo do Estado por esta política – de ouvir a população – estar sendo posta em prática. “Eu quero parabenizar o Governo do Ceará por estar percorrendo de norte a sul, leste a oeste, tendo esse diálogo efetivo com todas as comunidades presentes, da zona urbana a rural”, ressaltou.

Próximo encontro

Serão realizados outros 11 encontros regionais com sede nas cidades de Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, São Benedito, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano.

O encontro da próxima quinta-feira (29), sediado em Sobral, contemplará – além de Sobral – os municípios de Senador Sá, Santana do Acaraú, Maraújo, Massapê, Coreaú, Meruoca, Alcântaras, Frecheirinha, Mucambo, Cariré, Groaíras, Forquilha, Pacujá, Graça, Reriutaba, Varjota e Pires Ferreira.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.