Campanha Ingresso Solidário arrecada oito toneladas de alimentos

28 de junho de 2023 - 15:44 # # # #

Ascom Secult - Texto e foto

Campanha resulta da parceria entre a Secult, a SPS e o Corpo de Bombeiros Militar

O Governo do Ceará lançou, no último dia 16, o Pacto por um Ceará sem Fome, programa que tem por objetivo o combate à fome, com a garantia da segurança alimentar a milhares de famílias cearenses. A Secretaria da Cultura integra o Pacto com ações como a Campanha Ingresso Solidário, de arrecadação de alimentos nas programações culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e com as formações para pessoas que atuarão nas 1300 cozinhas solidárias em todo o estado.

Até o momento, oito toneladas de alimentos foram arrecadadas em nove eventos culturais, que iniciaram com o aniversário do Centro Cultural Dragão do Mar (28/5) e, até o dia 18/6, foram seguidos por oito atividades, envolvendo quatro equipamentos na capital (Cineteatro São Luiz, Complexo Estação das Artes, Centro Dragão do Mar e Theatro José de Alencar) e um equipamento no interior (Casa de Saberes Cego Aderaldo — Quixadá). Ao longo do mês de julho serão realizados novos eventos com arrecadação de alimentos, como em 1o de julho, no Complexo Estação das Artes e no Cineteatro São Luiz.

Ingresso Solidário

Lançada em 28 de maio de 2023, a campanha Ingresso Solidário resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult), a Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Trata-se de uma ação de arrecadação de alimentos nos eventos culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

“Com o ingresso solidário e as formações para pessoas que atuarão nas cozinhas solidárias, somamos esforços, tendo como prioridade o combate à fome no Estado do Ceará, assim como determinado pelo Governador Elmano de Freitas quando do lançamento do Pacto”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Logística

Para a logística desde a separação dos alimentos arrecadados nos eventos culturais, até o transporte e entrega às famílias em vulnerabilidade sociais, a Secult conta com a parceria da SPS, por meio do Programa Mais Infância, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, em um importante sistema de articulação com os diversos entes estaduais e, principalmente, com a sociedade civil.