Comitiva da ZPE Ceará visita Zonas Francas do Panamá

28 de junho de 2023 - 14:24 # # # #

Aquila Leite, Ascom ZPE - Texto

Para estreitar relações estratégicas com players internacionais e conhecer detalhes da aplicação do regime de Zonas Francas na América Latina, uma comitiva da ZPE Ceará formada pelo presidente Eduardo Neves; a diretora de operações, Andréa Freitas; e a assessora da Presidência, Tais Cunha; visitou, nesta semana, diversos empreendimentos no Panamá, país que é referência mundial em logística e investe, cada vez mais, no regime de ZFs.

Na segunda-feira (26), os executivos se reuniram, na Cidade do Panamá, com Ámbar Ruiz Chaperón, diretora-geral de Zonas Francas do Ministério de Comércio e Indústrias do Panamá. Na ocasião, eles apresentaram a infraestrutura da ZPE Ceará e conheceram detalhes da estratégia panamenha para alavancar o regime de ZFs no país, que já conta com 14 Zonas Francas em operação e outras 12 em processo de instalação. Também participaram da reunião Aelleen Velarde, assessora da diretoria geral do Ministério; e Aris Mosquera, advogado do Departamento de Tramitação e Documentação.

“O Panamá é um hub logístico que conecta o oceano Atlântico ao Pacífico, tanto através do Canal, como também por meio do modal ferroviário e aéreo, que é conectado a diversos países do mundo. A ideia da nossa visita institucional é entender melhor a aplicação do regime de Zonas Francas nesse cenário e conhecer a dinâmica desses negócios no Panamá, que vem alcançando ótimos resultados, com centenas de empresas já instaladas em ZFs. O objetivo é levar essa experiência de sucesso para o Brasil e alavancar o nosso regime de ZPEs”, destaca o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves.

Ainda na segunda-feira, a comitiva cearense visitou o Panamá Pacifico, uma área econômica especial que engloba, no mesmo espaço, área residencial, industrial, aeroporto e ainda um espaço de comércio e serviços, incluindo um dos seis Centros Humanitários da Organização das Nações Unidades (ONU) existentes no mundo.

Diversidade de negócios é diferencial

Na terça-feira (27), a comitiva da ZPE Ceará visitou a Panapark Free Zone, a maior Zona Franca privada do Panamá, que conta com diversas empresas em operação, principalmente indústrias de beneficiamento. Com capital 100% estrangeiro, a companhia também possui uma área residencial, mas tem como foco a captação de investimento industrial, aproveitando-se das facilidades logísticas oriundas do Canal do Panamá e dos demais modais de transporte.

“O que chama atenção é a diversidade de zonas francas que eles possuem aqui no Panamá, cada uma com um nicho de negócio diferenciado. A legislação também é muito objetiva e, juntamente com o apoio governamental que o regime possui no país, permite que os projetos sejam aprovados com bastante celeridade, em um prazo médio de 45 dias. Sem dúvida, é um modelo de sucesso que podemos nos espelhar para alavancar, ainda mais, o regime de ZPEs no Brasil”, pontua Andréa Freitas, diretora de operações da ZPE Ceará.

A missão cearense no Panamá foi encerrada com uma visita ao Porto de Balboa, que fica localizado no Oceano Pacífico e faz parte do grupo chinês Hutchison Ports, que também administra o Porto de Cristobal, localizado no Oceano Atlântico. Além das atividades portuárias, o local conta também com uma Zona de Atividades Logísticas, com áreas para beneficiamento de mercadorias. A ideia da administração do local é implementar uma Zona Franca no futuro, mas, por enquanto, segue atuando com depósitos aduaneiros logísticos, oferecendo benefícios como a redução de custo de transporte, de tempo e a flexibilidade.