ProSa na Besp: debate sobre doação de sangue e de medula óssea está com inscrições abertas

28 de junho de 2023 - 11:02 # # #

 

O evento ocorre em alusão às atividades da campanha Junho Vermelho

Pautando o debate sobre a oferta dos serviços de hemoterapia e hematologia no País, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, nesta quinta-feira (29), mais uma edição do projeto “Produção do Saber na Biblioteca da ESP/CE” (ProSa na Besp).

Realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), em alusão às atividades da campanha Junho Vermelho, o evento terá como tema a importância do processo de doação de sangue e de medula óssea no Estado.

De acordo com a equipe organizadora, a ideia é mobilizar a população para esse debate e orientá-la sobre as especificidades relacionados a cada um desses dois procedimentos na rede de saúde cearense. O encontro, aberto ao público, está com inscrições abertas.

O debate contará com a participação da coordenadora do Núcleo de Medula Óssea e Central de Triagem Pré Analítica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Francisca Rodrigues; e da responsável técnica pelo Ambulatório de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Larissa Maria Gurgel Passos Gomes. Já a mediação será da bolsista da ESP/CE, Raiane Ferreira.

Junho Vermelho

A data de 14 de junho foi definida pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Equipamento vinculado à Sesa, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) é uma das referências nacionais na área e garante a cobertura transfusional a todos os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, além de atendimento a outras demandas, totalizando cerca 450 estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais com mais de 18.000 leitos atendidos.

O órgão estadual recebe doadores com hora marcada para evitar aglomerações. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp).

Serviço

ProSa na Besp – “Doação de Sangue e Médula Óssea”
Quando: segunda-feira (27), às 09h
Realize sua inscrição
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues – Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles