Ceará Junino: Grande Fortaleza, Vale do Jaguaribe e Litoral Leste recebem Festivais Regionais nesta semana

29 de junho de 2023 - 17:11 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Thiago Matine - Foto

A ação é o resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória da Secretaria da Cultura do Estado

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, promove entre os dias 30 de junho e 2 de julho, mais de 40 apresentações, entre quadrilhas juninas, shows musicais, exposições de artesanato e feiras gastronômicas em quatro Festivais Regionais que integram o XXII Ceará Junino. Todas as programações são gratuitas e abertas ao público.

Resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória da Secretaria da Cultura do Estado, o Junino deste ano traz como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo.

XXII Ceará Junino

Neste ano, o edital apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, 21 Festejos juninos e o Campeonato Estadual “Festejo Ceará Junino 2023”, que ocorre entre os dias 27 a 30 de julho na cidade de Quixeramobim.

Lançado no dia 16 de junho, o Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com a parceria do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu e produção da Assum Preto Produções, e tem como objetivo selecionar e apoiar a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo junino.

Grande Fortaleza

De 30 de junho a 02 de julho, será a vez da Grande Fortaleza, Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste receberem os Festejos Regionais. Em Fortaleza, no dia 30, as atividades iniciam a partir das 19h30 com o “Arraiá do Cumpade Frei Humberto 2023”, na Quadra Poliesportiva da Igreja Nossa Senhora das Dores (R. Dom Jerônimo S/N — Bairro Farias Brito), onde os brincantes poderão conferir a apresentação musical de Keyliane Cristian, e as Quadrilhas Junina Canta Sabiá, Luar das Dunas, Amor Nordestino e Junina Pé Quente. No dia 1º de julho, as atividades seguem, no mesmo horário, com apresentações das quadrilhas infantis Raios de Sol — infantil e Junina Xodozinho, exibição cultural do grupo de dança do Instituto Gota Solidária, seguidos das Quadrilhas Junina Passagem, Junina Cearense, Filhos do Sertão e Paixão Nordestina.

O “X Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará — A Marcadora e a Musicista” ocorre nos dias 1º e 2 de julho, no Bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza (Praça Juscelino Kubitschek R. Alagoas, 492). As apresentações acontecem a partir das 20h, com a Quadrilha Chapéu de Palha Fortal, seguida da Junina Buscapé, da Sol do Sertão, e Brilho do Sertão. No Domingo, 2/7, a partir das 20h, será a vez das apresentações das quadrilhas Junina Nova Emoção, Rosas do Sertão, Swing Nordestino, Fiapo de Trapo, e Império Nordestino.

Vale do Jaguaribe

O Vale do Jaguaribe recebe o “Festival Regional Alto Santo Junino: Cordel e Tradições”, nos dias 30 de junho e 1º de julho, na Quadra Poliesportiva Lafaiete Anselmo (Av. Edson Guerra 628, Centro, em Alto Santo). No dia 30, sexta-feira, a abertura oficial do festival ocorre às 19h, com a Quadrilha Arraiá da APAE. Na sequência, se apresentam a Quadrilha Infantil Sementes do Amanhã de Jaguaribara, a poetisa Madalena Maia, e as Quadrilhas Festa na Roça de Limoeiro do Norte e Junina Utuva de Alto Santo, fechando a noite com Festa Dançante ao som de Karla Maia e Caio do Acordeon. No sábado (1º), as apresentações iniciam às 20h, com a Quadrilha Infantil Amor Caipira de Jaguaruana, seguida de shows com Francisco do Acordeon, com o Sanfoneiro Ferro Quente, e das apresentações das Quadrilhas Brilha São João de São João do Jaguaribe, Girassol do Sertão de Flores, encerrando com a Junina Renascer de Tabuleiro do Norte.

Litoral Leste

Jaguaruana sediará nos dias 1º e 2 de julho, sempre a partir das 18h, o Festival “II Circula São João Festa no Interior”, realizado na Quadra Poliesportiva da EEM Francisco, em Jaguaribe. Nos dois dias de atividade as primeiras apresentações da noite ficarão a cargo da Quadrilha Infantil e da Diversidade, lá ocorrem ainda feira gastronômica de comidas típicas; feira de artesanato; show de pé de serra; exposições de trabalhos dos artistas da terra, como cordel, livros e etc; e as apresentações das quadrilhas da Etapa Ceará Junino Litoral Leste.