Enem não Tira Férias promove série de atividades em julho para alunos da rede estadual

29 de junho de 2023 - 13:48 # # # #

Jacqueline Cavalcante e Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Thaíla Ferreira - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, ao longo do mês de julho, o Projeto “Enem não Tira Férias”, com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes da rede pública estadual que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para acontecer nos próximos dias 5 e 12 de novembro. A ação teve abertura nesta quinta-feira (29), na Escola de Ensino Médio (EEM) Dona Júlia Alves, em Fortaleza, com a presença do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. O evento tem sequência na sexta-feira (30), em outro polo. No Centro Cultural do Cariri, no município de Crato, a solenidade terá a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela. O projeto conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha.

Em ambas as cerimônias de abertura, alunos da rede pública estadual estão responsáveis pelo cerimonial e apresentações artísticas. Há, ainda, aulões motivacionais com Leo Suricate, e de redação, com o professor João Dionísio. Os dois eventos reúnem cerca de 750 estudantes.

“Lançamos mão de todas as estratégias possíveis para auxiliar os nossos alunos a terem sucesso acadêmico e a conquistarem os seus sonhos. Sabemos que o ingresso na universidade representa uma mudança de vida, que dá ao jovem perspectivas de desenvolvimento em vários sentidos. Por isso, o Enem Não Tira Férias é uma importante ação para fortalecer a aprendizagem, praticar habilidades, manter o ritmo de estudos e o foco no objetivo de conquistar uma vaga no Ensino Superior no curso desejado”, frisa Eliana Estrela.

Durante o mês de julho, o projeto ofertará aulões virtuais, temáticos e correção de redações. Haverá, ainda, podcasts e postagens nas redes sociais com bizus, dicas de filmes e de perfis para seguir, neste momento de preparação para as provas do Enem em 2023.

Projeção

A estudante Cibely Maria Rocha, que cursa a 3ª série na EEM Dona Júlia Alves Pessoa, enaltece o fato de pertencer à escola pública e de ser apoiada na busca pela realização pessoal. “Junto com os meus colegas, estou às vésperas de concluir a etapa da educação básica. Agora, nossos olhos começam a vislumbrar o mundo pós-escola. O Enem é o primeiro e mais importante desafio da vida adulta, nosso primeiro degrau em direção ao sucesso. Toda a nossa gratidão pelas iniciativas do Enem não Tira Férias, Enem Mix e por todas as outras que possibilitam que alunos da escola pública tenham acesso à universidade”, ressalta a aluna.

Helder Nogueira aponta que aproveitar o tempo das férias para estudar pode ajudar a maximizar o potencial de aprendizado, considerando que o Enem é um exame abrangente e requer preparação consistente e contínua.

“Muita gratidão aos estudantes, por nos encherem de alegria e de orgulho. Nós, professores, somos felizardos por vocês existirem em nossas vidas. Somos um time a serviço de vocês, que estará com vocês até a realização do Enem. Não tiramos férias e permanecemos unidos em todos os momentos. Levando em conta as etapas do Enem Chego Junto, Chego Bem, estamos agora na fase de motivação e preparação, com aulões em todo o estado do Ceará”, explica o secretário executivo.

O produtor cultural Léo Suricate, que fez palestra motivacional aos alunos, foi estudante da EEM Dona Júlia Alves e deu conselhos aos jovens. “Temos individualidades, sabemos o que gostamos e queremos. A escola me ensinou isso, e eu trago sempre comigo. Sejam vocês, escolham o que vocês querem ser. Apoiem os seus amigos, pois não estão competindo entre si, e todos são parte do mesmo grupo. Uma construção de mundo diferente passa por a gente ter vontade de mudar as coisas. Nosso estado é rico em cultura e sabedoria. Não à toa, o Ceará é referência em educação no Brasil, e vocês são parte disso”, salienta.

Raymundo Netto, coordenador de projetos e membro do Conselho Curador da Fundação Demócrito Rocha (FDR), lembra da necessidade de os estudantes aproveitarem as oportunidades.

“Damos início a uma série de ações que acontecem no mês das férias. Temos que estar ligados nos aulões, nas redações que serão solicitadas. Entendemos que a redação é um dos pontos mais fortes para levar os estudantes à universidade. Além disso, os alunos da rede pública estadual do Ceará terão, gratuitamente, acesso a uma plataforma de Educação a Distância (EAD) com todas as provas do Enem de 2016 a 2022, comentadas e resolvidas por professores. Vamos colocar pra frente essa ideia e veremos, no fim desse ciclo, os alunos das escolas públicas vitoriosos, entrando na universidade”, vislumbra.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem é desenvolvido, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas.

Etapas

O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.

A primeira, consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG) no certame. A segunda, diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.

A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.

Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches.

Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para as inscrições nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.