Famílias nas cidades de Caririaçu, Crato, Barbalha e Sobral recebem cartões Ceará Sem Fome

29 de junho de 2023 - 11:56 # #

Aline Freires - Ascom Gabiente da Primeira-Dama - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Mais cartões Ceará Sem Fome foram entregues nessa quarta-feira (28), nas regiões Norte e Sul do Ceará. No Cariri, a primeira-dama, Lia de Freitas, e o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social, Caio Cavalcanti, estiveram nas cidades de Caririaçu, Crato e Barbalha. Em seguida, eles foram ao município de Sobral.

No total, foram quase 1.500 famílias beneficiadas nos quatro municípios. A primeira-dama ressaltou, além dos beneficiados diretamente, a quantidade de estabelecimentos credenciados no programa Ceará Sem Fome no Estado e da importância disso para que a economia local seja fomentada.

“Nós temos mais de dois mil estabelecimentos comerciais credenciados para receberem os beneficiários. Hoje, no dia 28, nós já temos mais de R$ 4 milhões girando no nosso comércio local. A ideia também do governador Elmano é não somente ajudar aquele que mais necessita com alimentação, mas também fomentar o comércio local”, destaca a primeira-dama.

Uma das pessoas a receber o cartão Ceará Sem Fome nesta quarta-feira, e que revelou que já faria compras em um desses comércios credenciados, foi a senhora Cícera Eugênia, moradora da cidade de Caririaçu. Em seus braços, estava a pequena Maria Beatriz, de dois anos. “Vou comprar arroz e leite para ela (Maria Beatriz). Ave Maria, esse cartão vai ajudar demais”, disse.

“O governador Elmano fez um grande diagnóstico, junto com a primeira-dama, e identificou que ainda temos pessoas em insegurança alimentar grave, portanto criou o Ceará Sem Fome, que articula os demais programas, como Mais Infância e Vale-Gás”, destacou o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social, Caio Cavalcanti.

De Norte ao Sul

Em Caririaçu, foram 304 famílias beneficiadas, o que corresponde a uma estimativa de 1.520 pessoas atendidas pelo Ceará Sem Fome. “Eu tenho certeza que essa parceria com o Governo do Ceará continuará para o crescimento do nosso município, disse o prefeito do município, José Edmilson Leite.

No Crato, foram 439 famílias beneficiadas, com 2.195 pessoas atendidas. Em Barbalha, foram 196 famílias, com estimativa de 980 pessoas. “O Ceará Sem Fome tem uma importância enorme para todo o povo do Ceará e mostra mais uma vez o cuidado que os governantes cearenses têm em busca de acabar com a fome”, salientou o prefeito do Crato, José Ailton Brasil.

A fala de Ailton foi complementada pelas palavras do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva. “Nós estamos aqui fazendo uma reflexão com a primeira-dama Lia de Freitas sobre a sensibilidade do governador Elmano. Mesmo nesse momento de dificuldade financeira que estamos passando, foi lançado o programa número um do atual governador, voltado para quem mais precisa”, disse.

Em Sobral, foram 484 famílias e uma estimativa de 2.420 pessoas atendidas. O prefeito Ivo Gomes falou da agilidade para o lançamento do programa, que tem o intuito de melhorar a vida das pessoas. “São seis meses de governo somente e já estão lançando um programa tão bonito como esse, de garantir minimamente que as pessoas não passem necessidades. Além de outros programas que o Governo já tem, esse vem incrementar ainda mais (a renda dos cearenses), cumprindo um compromisso que o governador firmou em campanha de trabalhar para que as pessoas vivam melhor”, elogiou.