Museu da Cultura Cearense lança, nesta quinta-feira (29), programa que destaca as influências das culturas afro e indígenas no Ceará

29 de junho de 2023 - 13:56 # # #

Ascom Secult - Texto

“No Ceará Tem Disso Sim: patrimônios culturais africanos e indígenas” inaugura a programação com exibição gratuita de documentário e debate

Museu da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu da Cultura Cearense (MCC) inicia, nesta quinta-feira (29), o programa mensal “No Ceará Tem Disso Sim: patrimônios culturais africanos e indígenas”, iniciativa que destacará, a cada edição, uma temática referente à forte influência das culturas afro e indígenas no Ceará.

A primeira edição debaterá questões relacionadas a gênero e religião, a partir da exibição do filme ‘Arreda Homem que Chegou Mulher’ (2021), documentário de Renata Monte sobre mulheres de terreiro de Fortaleza, que ocupam os mais altos cargos de hierarquia, subvertendo a tradição patriarcal de comunidades religiosas, às 19h30, na sala 1 do Cinema do Dragão. O acesso é gratuito mediante inscrição prévia pelo link bit.ly/cinedebatemcc, ou no local, mediante a disponibilidade de vagas.

Além da exibição, será realizado um debate com as mães de santo Cristina Amorim, Elisa Ribeiro e Telma Lima, lideranças de umbandas diferentes que compartilham suas vivências no filme. O bate-papo, que também contará com participação da diretora e será mediado pelo fotógrafo e antropólogo Jean dos Anjos, convida o público a refletir sobre a religião a partir da perspectiva de gênero.

Sobre o filme

Três mulheres, umbandistas, mães de santo, donas de si e de seus terreiros vivem sob a pedagogia das senhoras Pombagiras: a desobediência em nome da liberdade de ser quem são. O curta-metragem documental sobre mulheres de axé-saravá do Ceará, que ocupam os mais altos cargos de hierarquia, subvertendo a tradição patriarcal de comunidades religiosas, é o segundo filme de Renata Monte, jornalista e realizadora audiovisual. O projeto foi apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/20, Lei Aldir Blanc.

Sobre os debatedores

Cristina Amorim (Mãe de Santo, dona de casa)

Elisa Ribeiro (Mãe de Santo, economista)

Telma Lima (Mãe de Santo, empresária)

Renata Monte (Jornalista, produtora cultural e realizadora audiovisual, Renata é diretora da Peixe-Mulher, produtora que atua na área da cultura com foco em protagonismo de mulheres e LGBTQIA+. Trabalha com teatro, música, humor, documentários, publicidade, festivais e carnavais. Produz os artistas Silvero Pereira, Léo Suricate, Mulher Barbada, Deydianne Piaf e Clau Aniz. No audiovisual, dirige as séries “Olho d’Água”, “Ponto Cantado”, os documentários “E tu, tens medo de mim” e “Arreda Homem que Chegou Mulher” e clipes de artistas, como Baiana System, Mestrinho e Bráulio Bessa)

Jean dos Anjos (fotógrafo, antropólogo – UFC/UNILAB – e doutorando no PPGS da Universidade Estadual do Ceará – UECE. É pesquisador do Laboratório de Antropologia e Imagem – LAI/UFC – e membro da Associação Brasileira de Antropologia – ABA)

Sobre o programa

Segundo a assessora do MCC, Valéria Laena, a proposta do “No Ceará tem Disso sim” é a realização de uma jornada de debates acerca da problemática racial na formação sócio-histórica cearense, contemplando as comunidades afro-cearenses e indígenas.

Serviço

Lançamento do programa “No Ceará tem disso sim: patrimônios culturais africanos e indígenas”, com exibição do filme “Arreda homem que chegou mulher” e debate com as mães de santo Cristina Amorim, Elisa Ribeiro e Telma e o fotógrafo Jean dos Anjos
Data: 29 de junho de 2023 (quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Sala 1 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre mediante inscrição pelo link bit.ly/cinedebatemcc. Classificação: 14 anos. Duração: 25 minutos.