Sohidra firma apoio ao Programa Água Doce

29 de junho de 2023 - 16:13 # # #

Ascom Sohidra

Nesta quarta (28), a Superintendência das Obras Hidráulicas firmou apoio ao Programa Água Doce, projeto que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. Para a realização das ações previstas, a Sohidra deverá realizar a construção de poços, limpezas, testes de bombeamento para que sejam implementadas as ações do programa.

Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, avalia a importância da parceria. “É a partir dos poços construídos que são feitas as instalações dos dessalinizadores que atendem às famílias. Sendo assim, os serviços da Sohidra serão de grande importância nas áreas em que o Programa Água Doce carece de recursos, colaborando com o andamento do projeto”, ressalta Paulo.

Além disso, também está prevista a recuperação de poços obstruídos e o apoio logístico ao projeto com o mapeamento dos poços já cadastrados pela Superintendência.

Como Coordenador Estadual do Programa Água Doce (PAD), Roger Castelo aponta para as boas perspectivas do projeto. “Discutimos com o Superintende a situação do Programa Água Doce no Ceará, onde já foram instaladas 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios do semiárido do estado. Com a parceria, a Sohidra comprometeu-se em apoiar o programa com seus serviços, a fim de cumprirmos a meta de implantação de 20 sistemas de dessalinização em 2023“, afirma Roger.

Também participaram do encontro a técnica de Sustentabilidade Ambiental Liduina Carvalho e a técnica em Mobilização Social, Rosana Frota.

Sobre o Programa Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local.