Biblioteca Pública Estadual divulga programação de férias

30 de junho de 2023 - 14:48 # # # #

Ivy Ariane Teixeira - Ascom Bece - Texto
Felipe Abud e Ghandi Guimarães - Fotos

A programação gratuita conta com oficinas, rodas de conversas e atividades infantis

Durante o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. Daniel Medina, Diego Landin, Letícia Bailante, Jorge Nogueira, Tiago Ribeiro, Mateus Lins, Amaudson, Carliane de Menezes, Evi dos Santos, Marcos Rodrigues, Paula Yemanjá e Gerusa Bloss são alguns dos convidados (as) que participam da programação especial de férias.

Aos finais de semana, a programação infantil anima a criançada com K´Os Coletivo e Mônica Rodrigues; Bricoleiros Coletivo e Well Fonseca; Aquarela Entretenimento e Bette Gomes; Bibiu e Seus Bonecos, dentre outros. Confira abaixo a programação:

Formação

A Bece oferece gratuitamente as oficinas: “Acessibilidade Atitudinal” com Marcos Rodrigues, nos dias 5 e 6; “Fotozine – Vida e Obra”, com Carliane de Menezes, de 11 a 14; “Percurso formativo de edição de originais literários”, com Letícia Bailante, nos dias 15 e 16 e “Direitos autorais, contratos de publicação e mercado editorial”, com Mateus Lins, dias 27 e 28. Além das oficinas, acontecerá o “Curso Básico em Pequenos Restauros e Encadernação de Acervo Bibliográfico”, com Luiz Evi dos Santos Braga, de 19/7 a 08/8. As inscrições podem ser feitas no site da Bece. As aulas acontecem, presencialmente, na Biblioteca Pública.

A criançada tem diversão garantida na Bece!

Durante todo o mês de julho, a Bece realizará atividades infantis ligadas ao universo do livro, leitura e literatura, dentre elas: contações de histórias, espetáculos, clubinho de leituras e atividades lúdicas mediadas.

Às sextas-feiras (7, 14, 21 e 28), às 16h30, os ex-alunos e alunas do Pomar – Laboratórios de Mediação de Leitura da Bece realizam contação de histórias no setor Infantil da Bece. Aos sábados e domingos, teremos a já tradicional programação infantil, às 10h e às 15h. Estarão presentes as artistas e os grupos: K´Os Coletivo e Mônica Rodrigues, (1 e 2); Bricoleiros Coletivo e Well Fonseca (8 e 9); Aquarela Entretenimento e Bette Gomes (15 e 16); Chicão Oliveira, Tatiana Conde e Fernando Cattony (29 e 30), dentre outros. A programação infantil conta com a parceria do Sesc Fortaleza.

Ainda nos sábados (1, 8, 15, 22 e 29), às 16h, os estudantes dos cursos de e Pedagogia & Letras – Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC) contarão histórias e farão atividades lúdicas mediadas com o público – em especial o infantil. O Clubinho de Leitura da Bece convida crianças (de 8 a 12 anos) para mostrarem e/ou lerem um trecho de seus livros mais queridos, umas para as outras, nos dias 1 (16h), 15 e 29 (14h).

Lançamentos de Livros

Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Letícia Bailante, Jorge Nogueira e Tiago Ribeiro. No dia 6, a escritora Letícia lança o seu segundo livro solo, intitulado “Rio-Mulher”. Já no dia 20, Jorge Nogueira lança a obra que aborda o amor chamada “Inventário dos seus abraços”. E encerrando, o livro “Caminhos & Canções”, de Tiago Ribeiro, será lançado no dia 27. Todos os lançamentos de livros acontecem sempre às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca.

Música & Literatura

Os artistas cearenses Diego Landin e Daniel Medina participam do programa Repare na Letra no dia 12/7 (18h30). Os músicos apresentarão um pocket show/bate papo “Ouroboros – Obra Aberta”. Na ocasião, compartilharão os processos criativos, aspectos de suas trajetórias artísticas, chegando ao novo trabalho conjunto: o duo performático “Ouroboros”. A atividade acontecerá no espaço multiuso da Biblioteca.

No Dia Mundial do Rock, 13/7, o programa Histórias de Quem Lê recebe Amaudson Ximenes, sociólogo, fundador da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) e da banda Obskure e produtor executivo do ForCaos, importante Festival de Rock do Ceará. Quais as leituras de um sociólogo que há mais de 30 anos contribui em diversas frentes para que Fortaleza seja uma cidade tão rock´n´roll? A atividade, que inicia às 19h, acontece no espaço multiuso da Bece e contará com a mediação da coord. Ação Cultural e Educativa da Bece, Fernanda Meireles, e tem entrada gratuita.

Diário de Frida Kahlo

O programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica traz algumas particularidades do Diário de Frida Kahlo no mês do aniversário da pintura e feminista mexicana. A psicóloga e psicanalista, Gerusa Morgana Bloss, apresenta o seu trabalho de pesquisa “Escritas de si: uma análise do Diário de Frida Kahlo” no dia 18/7 (14h). Gerusa trará algumas especificidades dessa obra no que tange às teorizações psicanalíticas. A atividade será mediada pela Coord. de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da BECE, Profª. Drª. Ana Karine Garcia, e será transmitida ao vivo pelo Youtube da Bece.

Centenário de Artur Eduardo Benevides

No dia 5/7 (15h), o programa Relatos Biográficos traz a obra e vida do poeta, ensaísta e contista brasileiro, Artur Eduardo Benevides. A convidada, Regina Fiuza, discorrerá sobre a importante e destacada carreira do escritor cearense que tem mais de 40 livros publicados. Artur também foi professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), membro da Academia Cearense de Letras e presidente desta entidade entre os anos de 1995 e 2005, e em 25/7 estaria completando 100 anos.

E mais

Em julho, a equipe de Mediação Social da Bece dá continuidade a uma série de atividades que promovem e potencializam as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Bece. Dentre elas, estão: “Mnemosine: Porque Memória é Feminina” com Paula Yemanjá (parceria Sesc), no dia 4 (14h), na Bece; Espetáculo “Curupira e saci, juntos para salvar a natureza” com K´Os Coletivo, dia 4 (17h), na Biblioteca Elizabeth Muniz; “Performance Chapliana” com Chaplin Cearense (parceria Sesc), dia 11 (15h), no Crio; e o espetáculo “Pinóquio uma aventura mágica” com Bibiu e Seus Bonecos (parceria Sesc), dia 21 (16h), na Associação de moradores Cidade Jardim 2.

E no dia 30 (13h), acontecerá mais uma edição do RPG da Bece, atividade mensal que tem como objetivo a ocupação dos espaços da Biblioteca através da ludicidade por meio do RPG e estímulo à leitura e a apropriação do acervo da biblioteca

Serviço

Bece divulga programação de férias
Diversos horários e locais
Gratuita
Saiba mais em https://bece.cultura.ce.gov.br/