Diagnóstico PreVio: indicadores de CVP em Maracanaú revelam queda de 48%

30 de junho de 2023 - 14:55 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Compondo os relatórios do Diagnóstico Preliminar dos Dados de Violência para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) fez a entrega, nessa quinta-feira (29), dos dados que integram o município de Maracanaú, com destaque para uma queda de 48% no índice de Crime Violento contra o Patrimônio (CVP).

Os dados são um comparativo dos anos de 2017 a 2022 e revelam o trabalho e o esforço integrado das Forças de Segurança para a redução e prevenção da criminalidade da Região Metropolitana. No ano passado, em 2022, os dados do Governo do Ceará também já apontavam uma redução de 38% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As informações foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp, vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).

A apresentação aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Urbana de Maracanaú, durante a 6ª Reunião do Comitê Deliberativo daquele município com a apresentação do diagnóstico pela assessora da Diretoria de Pesquisa (Dipas) da Supesp, Giovanna Santiago, e presença do vice-prefeito de Maracanaú, Neton Lacerda, e representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE)

Para a assessora da Dipas, a apresentação do diagnóstico aos comitês deliberativos do PreVio é sempre um momento de troca muito interessante. “Aqui, temos a oportunidade de ouvir profissionais atuantes em diversas áreas, que trazem as especificidades do fenômeno da violência no município. A equipe da Dipas vem trabalhando na produção dos diagnósticos para os dez municípios que fazem parte do PreVio, buscando detalhar sempre mais e melhor, municiar assim os gestores para elaboração de políticas públicas eficazes na prevenção e combate à criminalidade”, explicou Giovanna.

A apresentação dos dados e os estudos, de acordo com a assessoria da Dipas, explicam o funcionamento e a evolução dos indicadores criminais e sociais já monitorados pela Supesp. O diagnóstico final conterá dados e indicadores das demais secretarias estaduais como a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Saúde (Sesa), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Secretaria da Proteção Social (SPS), a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).