Secult Ceará convoca agentes culturais do Estado a atualizarem seus dados na plataforma Mapa Cultural

30 de junho de 2023 - 16:31 # # # #

Ascom Secult

A atualização será imprescindível para concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo

Nos próximos meses serão lançados os editais da Lei Paulo Gustavo, o maior repasse já feito de recursos para projetos da Cultura. Para concorrer nesses editais, bem como nos demais editais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), o agente precisa atualizar seus dados cadastrais na plataforma Mapa Cultural.

Dentre as informações que agora passam a ser necessárias, estão: município e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). No entanto, vale ressaltar que o número do CPF não ficará com visibilidade pública na plataforma, já a informação de regionalização poderá ser pública ou privada, sendo esta uma decisão do próprio agente.

A Secult Ceará também instrui os proponentes a atualizarem o portfólio na plataforma, com a inserção de material gráfico e audiovisual, como webflyers, banners, fotografias e vídeos. Esta é uma oportunidade de divulgação do trabalho e da agenda dos artistas.

“A Secult Ceará teve o seu plano de ação para a execução da Lei Paulo Gustavo, apresentado na plataforma Transfere.gov, aprovado pelo Ministério da Cultura. Além disso, a Secretaria também aprovou nesta semana (dia 28) junto ao Conselho Estadual de Política Cultural a distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo por linguagens e áreas da cultura.”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. A aprovação junto ao Conselho ocorreu em reunião ordinária e após intensa agenda que contou com mais de 40 encontros setoriais.

“Convocamos os agentes culturais para que atualizem seus perfis no Mapa Cultural. É importante iniciarmos este processo agora, para que todos possam inserir as informações que julgarem pertinentes. E para quem ainda não tem seu perfil, este é o momento de se cadastrar.”, finaliza a secretária.

Mapa Cultural

O Mapa Cultural é a plataforma digital que contém o cadastro de profissionais e instituições culturais do Estado. Ele é a porta de entrada para acessar e se inscrever nos editais da Secult Ceará.

Software-base do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, o Mapa é um importante instrumento para o levantamento de dados sobre a cultura no território cearense e concomitante construção de políticas públicas culturais.

O Mapa é ainda uma ferramenta de comunicação que dá visibilidade aos agentes, aos espaços promovidos pelos agentes e instituições culturais do Ceará, aos projetos, eventos do circuito de festivais de artes e do calendário cultural.

Mapa em Dados: a plataforma conta hoje com mais de 100 mil agentes cadastrados, possui aproximadamente 5 mil espaços culturais e mil oportunidades, entre editais, chamadas públicas, prêmios, entre outros.