Governo do Ceará inaugura Vapt Vupt no Centro de Fortaleza

3 de julho de 2023 - 13:29 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Ascom Casa Civil - Foto

Nova unidade é a quarta na Capital e a sexta em todo o estado

Mais facilidade e rapidez para a população que precisa acessar os serviços do Vapt Vupt. O Governo do Ceará entregou, na manhã desta segunda-feira (3), a nova unidade, que está localizada no primeiro piso do Shopping Central, no Centro de Fortaleza. A inauguração contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante; e de outras autoridades.

O novo Vapt Vupt tem uma área de 1.024 metros quadrados e capacidade de atendimento de mais de duas mil pessoas por dia. O funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, integrando diversas instituições e serviços. Todo o atendimento é feito mediante agendamento pelo site .

Segundo o governador Elmano de Freitas, o Vapt Vupt representa cidadania para os cearenses. “Era importante ter um Vapt Vupt no Centro, pela facilidade para o cidadão. Mais de duas mil pessoas serão atendidas todo dia. Pessoas humildes virão aqui. Nós estamos para servir a eles, seja como governador ou no atendimento do Vapt Vupt. Devemos fazer tudo o que pudermos para que saiam daqui satisfeitas”, defendeu.

A secretária Onélia Santana também falou sobre o trabalho para ampliar o atendimento à população. “É a abertura de um equipamento num local muito importante para Fortaleza, o Centro, que é vivo, pulsante e tem movimento. O Vapt Vupt tem uma junção de serviços. A nova unidade é a quarta de Fortaleza e a sexta do Ceará, além das Casas do Cidadão que temos em parceria com os municípios. Trabalhamos para melhorar a vida do povo cearense”.

Conheça alguns serviços

Pefoce: Emissão de 1° e demais vias do RG e Antecedentes Criminais;
IDT/Sine: Intermediação de Mão de Obra; seguro-desemprego; declaração do seguro-desemprego para isenção de taxa da 2ª via do RG; dentre outros serviços.
Detran: Emissão de CNH
Cagece: Alteração do titular da fatura; solicitação de corte de água; emissão de 2ª via de fatura; parcelamento de débitos; religação de água e outros serviços.
Multisserviços: Emissão de CPF, atendimento orientado para o Título Net e e-Sefin

Com o novo equipamento, serão 1.573 senhas diárias para emissão de RG, somente nas unidades Vapt Vupt. A emissão de RG é o serviço mais procurado em todas as unidades.

Edilson Lima, 45, foi conhecer a unidade e fez o agendamento no local mesmo, por meio do autoatendimento. “Eu vim solicitar a nova via do RG. Esse é o primeiro serviço e, depois, vou buscar vagas de emprego”, disse.

A supervisora de atendimento do Vapt Vupt Centro, Maria Regilandia Madeiro, reforçou que a equipe trabalhará para acolher a todos, com inclusão e acessibilidade. “A gente trabalha para atender o cidadão como ele merece. As crianças e adultos autistas podem solicitar o abafador [de ruídos], para que durante o atendimento se sintam mais confortáveis na unidade, sem barulhos externos que, muitas vezes, causam incômodo para eles”, explicou.

O presidente da CDL, Assis Cavalcante, pontuou que o equipamento é estratégico para uma região que recebe diariamente 195 mil visitantes e 68 mil trabalhadores. “O Centro é vivo e precisa de apoio. As pessoas precisam desses documentos sem se deslocar para outros lugares distantes. Isso gera emprego e renda”.

Atendimentos

Em Fortaleza, as unidades estão localizadas nos bairros de Messejana, Antônio Bezerra, Papicu e — a partir desta segunda — Centro. Há unidades implantadas também em Juazeiro do Norte e Sobral. Somente este ano, mais de 1,3 milhão de atendimentos foram realizados.

A unidade do Vapt Vupt mais demandada é a localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, que neste ano, já realizou 425.793 atendimentos; seguida da unidade de Messejana, com 348.214; Juazeiro do Norte, com 254.776; Sobral, com 218.598 e, por fim, Papico, com 79.347 atendimentos aos cidadãos.

Em 2022, os Vapt Vupts realizaram 2.298.613 atendimentos, número 21,3% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2021. A média mensal de pessoas atendidas nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte foi de 191,5 mil usuários no ano passado.

Serviço

Vapt Vupt Centro
Local:Shopping Central – Rua Senador Pompeu, 856 – Centro, Fortaleza.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h