Governo do Ceará recebe prefeito de Florianópolis e apresenta equipamentos de referência em combate à fome e assistência social

3 de julho de 2023 - 17:30 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Cláudio Rocha/SPS - Rosane Gurgel/Casa Civil - Foto

Prefeito Topázio Neto visitou a fábrica do programa Mais Nutrição, em Maracanaú, e o Complexo Mais Infância, no bairro João XXIII, em Fortaleza, ao lado da secretária da Proteção Social, Onélia Santana

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, recebeu, na tarde desta segunda-feira (3), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, para um tour por dois equipamentos sociais do Governo do Ceará. Referência no combate à fome e à alimentação saudável, a Fábrica Mais Nutrição foi a primeira parada das autoridades. A segunda parada foi no Complexo Mais Infância, localizado no bairro João XXIII, que promove diversas atividades para a comunidade local.

Antes dessas atividades, o governador Elmano de Freitas recebeu o prefeito Topázio Neto, no Palácio da Abolição. “Recebi, nesta segunda-feira (3), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que veio ao Ceará conhecer o Programa Mais Nutrição. Conversamos sobre a iniciativa que mantém um banco de alimentos ‘in natura’, que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa, por falta de demanda ou condições estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e contém suas características nutricionais preservadas”, pontuou o governador nas redes sociais. “O programa tem garantido alimentação saudável para famílias em situação de vulnerabilidade social. É mais uma ação desenvolvida no Ceará que tem sido exemplo para outros estados do nosso país”, completou Elmano.

Fábrica Mais Nutrição

“É uma alegria estar aqui no nosso Ceará recebendo toda a equipe, juntamente com o prefeito de Florianópolis, para que a gente possa compartilhar as nossas experiências. Nós sabemos que o Programa Mais Nutrição foi criado há quatro anos, e que vem crescendo. Hoje, temos 139 entidades vinculadas ao programa, entidades que têm 200 crianças assistidas, 300 crianças assistidas”, afirmou a secretária. “O Governo do Estado está dando uma mão para essas entidades, para que possamos juntos combater o desperdício e a insegurança alimentar grave”, complementou.

Iniciativa elogiada por autoridades nacionais – como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias – o Mais Nutrição trabalha com alimentos que seriam desperdiçados e que são transformados na Fábrica Mais Nutrição, localizada na Ceasa de Maracanaú, combatem a fome de cerca de 30 mil pessoas carentes através das entidades que recebem doações do programa e já levou mais de três milhões de quilos de alimentos para a mesa dos cearenses.

O objetivo da visita foi apresentar ao prefeito uma das iniciativas de maior sucesso de combate à fome no Ceará, e que também é referência para outros estados. Ao conhecer o local, o prefeito Topázio Neto se mostrou inspirado pela iniciativa.

“Eu vim aprender com o Ceará. O Ceará já é tradicional no Brasil por ensinar o país inteiro muitas coisas boas. Já é reconhecido pela educação e tenho certeza que também será reconhecido por esse trabalho maravilhoso que faz em prol da sustentabilidade. Porque quando você vai na Ceasa e trás, para essa fábrica, todos os vegetais e frutas que perdem um pouco de valor, mas que nutricionalmente são absolutamente corretos, e produz o que se produz aqui, é uma coisa maravilhosa. Eu estou encantado”, reconheceu o prefeito.

Complexo Mais Infância

Ainda guiado pela secretária Onélia Santana, o prefeito foi ao Complexo Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. No equipamento são oferecidas diversas atividades de apoio à comunidade, como práticas esportivas, culturais e de qualificação profissional.