Porto Iracema inicia programação de férias com fala aberta do filósofo quilombola Nego Bispo

3 de julho de 2023 - 15:20 # # #

Ascom Porto Iracema - Texto e foto

Evento aberto ao público e gratuito será realizado no dia 7 de julho

Dando início à programação de férias, a Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove, no próximo dia 7 de julho, sexta-feira, uma fala aberta do filósofo quilombola Nego Bispo dos Santos. O momento será aberto ao público e gratuito, a partir das 19h, no pátio da Escola.

Intitulada ‘As fronteiras entre o tempo e o horário’, a fala do filósofo piauiense dialoga diretamente com o operador poético que rege o ano letivo da Escola, ‘Poéticas do Tempo Presente’. O evento marca o início da programação de férias da Porto, que, no decorrer do mês de julho, anuncia novos momentos abertos ao público. Comemorando 10 anos de fundação em 29 de agosto, a Porto Iracema também anuncia em breve sua programação especial de aniversário.

Sobre Nego Bispo

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, é natural do Vale do Rio Berlengas, antigo povoado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI. É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios e morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí, PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Poeta, escritor e intelectual que prefere ser chamado de relator de saberes, é autor de inúmeros artigos, poemas, e livros, a saber: Colonização, quilombos: modos e significados (2015), Coleção Quatro Cantos (n-1 edições, 2022) e A Terra dá a terra quer, (2023).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Fala aberta “As fronteiras entre o tempo e o horário” com o filósofo quilombola Nego Bispo dos Santos
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Horário: 19h
Disponibilidade: Aberto ao público e gratuito