Cogerh promove Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú

4 de julho de 2023 - 16:39 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promove, nesta quinta-feira (6), o XXX Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. O encontro, que ocorre no IFCE campus Quixadá, às 9h, irá definir as vazões dos três maiores açudes do Estado: Castanhão, Orós e Banabuiú.

A distribuição das águas desses reservatórios entre julho de 2023 e janeiro de 2024 será aprovada pelos cinco Comitês de Bacia Hidrográficas dos Vales (Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Alto Jaguaribe, Salgado e Banabuiú) com participação do Comitê das Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza, que não possui poder de voto.

A Cogerh irá apresentar os cenários de demanda de cada açude, projetando seus volumes após o fim da operação de acordo com a vazão definida pelos colegiados, atendendo, de acordo com a situação do reservatório, os múltiplos usos para a população.

Importante destacar que, pelo 4º ano seguido, o Açude Castanhão não irá transferir água para a RMF pelo Eixão das Águas, até o fim de janeiro, conforme decisão do Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), devido ao bom volume acumulado atualmente.

O debate para definir as operações de alocação são fundamentais para fortalecer a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. A presença de representantes da sociedade civil, usuários de água e poderes públicos estaduais e federais no Seminário contribui para compreender de maneira mais eficiente as necessidades dos diferentes segmentos dependentes dos açudes monitorados.

O Seminário poderá ser acompanhado de forma virtual pelo canal do YouTube da Cogerh.