Sesa acolhe novos servidores públicos aprovados em concurso

4 de julho de 2023 - 11:56 # # # #

Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto e fotos

O coordenador da Regulação dos Sistemas de Saúde da Sesa, Breno Novais, esteve presente no evento para falar aos novos servidores sobre o assunto

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acolheu 413 novos servidores públicos, em evento nas últimas sexta-feira (30) e segunda-feira (3), no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Na ocasião, os estatutários receberam informações a respeito do funcionamento da Secretaria, direitos e deveres, entre outras orientações. Os servidores puderam também tirar dúvidas.

De acordo com a coordenadora de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep), Ana Paula Vieira, a intenção foi munir esses novos servidores de informações sobre o novo local de trabalho. “Nesses dois dias, nós trouxemos representantes de vários setores da secretaria para que fosse falado sobre algumas temáticas que são transversais e importantes para que o servidor tenha conhecimento”, esclarece.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção e Saúde (Covep), Ana Maria Cabral, palestrou sobre a importância do trabalho dos técnicos em enfermagem para a vigilância de epidemias. “Os profissionais que estão nas Unidades de Saúde são os primeiros a perceber as mudanças de cenário. São eles que vão nos sinalizar, que fazem as notificações e é a partir dos dados que eles nos fornecem que fazemos o monitoramento, através dos nossos sistemas de informação”, explica.

A programação de acolhida foi toda pensada para que o servidor fosse informado de maneira bem completa sobre o funcionamento da Sesa, destaca a orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Luciana Pinheiro. “Pela manhã, trouxemos uma programação mais conceitual, com as equipes de epidemiologia, vigilância, regulação, das políticas de saúde, da regionalização e da educação permanente. Já de tarde, o momento foi mais voltado para questões mais ligadas com o cotidiano do servidor”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção e Saúde (Covep), Ana Maria Cabral, palestrou sobre a importância do trabalho dos técnicos em enfermagem para a vigilância de epidemias

Para a técnica em Enfermagem e estudante universitária, Vitória Rocha, ingressar como servidora pública no Estado representou uma verdadeira mudança de vida. “Eu sempre admirei muito os meus tios, que tinham estabilidade por serem servidores públicos. Então, aos 19, eu comecei a estudar para concurso e aos 22, eu assumi. Inclusive, estou cursando Enfermagem, para continuar na área”, diz.

A nomeação como estatutário coincidiu com a boa notícia da paternidade para John David, de 24 anos, que já atuava, em um hospital privado, na área de instrumentação cirúrgica. “Quando eu me inscrevi, tinha uma rotina bastante corrida, porque fazia faculdade de Enfermagem e trabalhava em dois empregos. Mesmo assim, consegui passar e o chamamento foi exatamente no mesmo mês que eu descobri que ia ser pai. Foi uma bênção de Deus na minha vida, porque eu vou estar mais estabilizado para receber essa nova vida que vai chegar”, disse.

A nomeação como estatutário coincidiu com a boa notícia da paternidade para John David, de 24 anos, que já atuava, em um hospital privado, na área de instrumentação cirúrgica.

Calendário

A posse cumpre a primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados no concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Ao todo, dois mil profissionais serão chamados até o fim de 2023: além de 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de três mil serão convocados até 2026; sendo mil em 2024, mil em 2025 e 1.311, em 2026.

A incorporação dos concursados como servidores foi objeto de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em abril deste ano.

A vinculação como estatutários amplia as atividades administrativas e fortalece os serviços de saúde prestados aos cearenses, reforçando o quadro da Saúde do Estado. Os profissionais serão lotados na Central da Sesa, e em unidades como os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana (HM), Infantil Albert Sabin (Hias) e Instituto de Prevenção do Câncer (IPC).