Agente Jovem Ambiental: estudantes da rede estadual irão atuar em projetos socioambientais no Ceará

5 de julho de 2023 - 17:11 # # # # #

Ascom Sema - Texto

A rede pública estadual de ensino teve 3.111 estudantes selecionados no Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) 2023, para atuar em projetos socioambientais em todo o Ceará. A iniciativa é executada, coordenada e monitorada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas).

O objetivo do AJA é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Ao todo, foram selecionados 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses. Poderiam participar pessoas com idade entre 15 e 29 anos, matriculados ou que tivessem concluído o Ensino Médio em escola pública do Ceará, integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Entre os alunos atualmente matriculados na rede estadual que irão participar do Programa, 1.453 são provenientes de escolas regulares, 1.148 de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 350 de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 73 de Escolas do Campo, 60 de Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 17 de Escolas Indígenas, 6 de Escolas Quilombolas e 4 da Escola Família Agrícola.

O Programa proporcionará aos selecionados, além de um curso de formação, benefício de auxílio mensal no valor de R$ 200, fardamento, seguro-acidente e certificados. O período de duração das atividades é de 12 meses.

Os jovens serão capacitados para promover a educação ambiental, conscientizando a população dos seus municípios sobre a importância das políticas de desenvolvimento sustentável. A ação busca, ainda, propiciar o desenvolvimento da autoestima e do sentimento de pertença familiar e comunitária, com vistas a uma perspectiva positiva de vida pelos jovens, que serão qualificados social e profissionalmente.