Jovem Brigadista de Valor: CBMCE realiza formatura de 22 alunos em São Gonçalo do Amarante

6 de julho de 2023 - 16:23 # # # #

Ascom CBMCE - Texto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, nessa terça-feira (4), a formatura do Jovem Brigadista de Valor (JBV) 2023. A turma, composta por 22 alunos, de 14 a 17 anos, é formada por moradores do município de São Gonçalo do Amarante, localizada na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado. A formatura ocorreu no quartel do Corpo De Bombeiros da 4ª Companhia do 2º BBM.

O aluno Alef Rodrigues Sousa iniciou o cerimonial da formatura solicitando formalmente ao coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cláudio Barreto, autorização para começar a solenidade. Foram homenageados os alunos destaques, Anna Alyce Soares da Costa, Carla Vitoria Paulino Teixeira, Maxuel Oliveira de Sousa e Mateus Lima Andrade, que receberam os certificados das autoridades presentes.

Na solenidade, o juramento e as palavras do orador da turma foram lidos pela aluna Anna Alyce Soares da Costa Santos, que fez o agradecimento em nome da turma. As autoridades e os convidados assistiram a um simulado de resgate e salvamento com técnicas de transporte com atendimento pré-hospitalar realizado pelos formandos. No final da formatura, os alunos tomaram o tradicional banho que simboliza o batismo dos formandos, enaltecendo a tradição nos cursos da instituição.

O Programa

O programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) tem como missão contribuir na formação das crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na solenidade, o coronel comandante-geral do CBMCE,  Cláudio Barreto; o comandante dos Bombeiros do Interior (CBI),  tenente-coronel Gledson Rodrigues; o comandante do Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano (CTDH), tenente-coronel Maurício Naum, e o comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão, o major João Cleiton Moreira. Marcaram presença também a solenidade, o  prefeito de São Gonçalo do Amarante,  Marcelo Ferreira Teles; o presidente da  Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Eduardo Amaral; o diretor executivo da AECIPP George Braga; e o secretário de Governo de São Gonçalo do Amarane, Flavismar Menezes Freitas, dentre outros.