Laura Catarina, filha de Vander Lee, passeia pela obra do pai em show sobre saudade, luto e cura

7 de julho de 2023 - 11:32 # # # # #

Monique Linhares - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Divulgação - Foto

O show “Estrela” resgata em versões contemporâneas de grandes canções do cantor e compositor mineiro dia 9 de julho, às 18h, no Cineteatro São Luiz

Pela primeira vez em Fortaleza, Laura Catarina canta Vander Lee no show “Estrela”, que acontece no Cineteatro São Luiz neste domingo (9), às 18h, uma bonita homenagem de filha para pai. O artista partiu precocemente em 2016, aos 50 anos, deixando o legado de suas músicas e talento à filha Laura. “Me sentindo não ‘pai’, mas um colega de passagem. Somos todos dessa mesma linhagem, aqui como irmão, um filho do mesmo Criador. O que dizer do privilégio de poder ter visto essa voz, essa criatura se formando, se fazendo, e estar seguindo junto nesse rio bonito que é o rio da canção? Obrigado, viu, filha”.

A fala de Vander Lee abençoa a primeira faixa do disco homônimo, que contém oito músicas, e é o símbolo de uma viagem emocional a qual o ouvinte é convidado a imergir na relação entre pai, filha, luto, saudade e admiração. Só que essa imersão não se dá como um corpo invasor, mas como célula integrante deste projeto. “É um projeto que desde que meu pai faleceu, foram seis anos de elaboração e lapidação. Quando meu pai morreu eu comecei a cantar suas músicas em diversas ocasiões e me chamaram para um show que ele ia fazer no Palácio das Artes. Três semanas depois da morte dele, me ligaram e perguntaram se eu gostaria de representar meu pai e fazer uma homenagem para ele nesse show. Foi a primeira apresentação profissional cantando uma música dele, sem ele ao meu lado”, relata a artista.

Laura Catarina reinventa em versões contemporâneas faixas emblemáticas do cancioneiro de seu pai, como “Esperando Aviões” e “Onde Deus Possa Me Ouvir”. Na canção que dá nome ao disco, a cantora oferece interpretação singela e solar a um tema caro a quem perdeu alguém próximo: “Eu virei estrela”, canta. “É uma música que fala dos ciclos da vida, da vida e da morte, de renascimento, a partir de um olhar muito profundo e muito rico poeticamente”, explica.

Gal Costa, Maria Bethânia e Rita Ribeiro são algumas das grandes vozes da MPB que interpretaram Vander Lee, mas no show Laura Catarina fará algo inédito, que é recontar as crônicas de amor e vida das composições do cantor pela perspectiva íntima e pessoal de quem carrega o legado vivo de Lee. “Suas músicas são poços de inspiração, reflexão, paixão, transformação e desde que ele fez sua passagem, passei a buscá-lo em sua obra, procurei a presença dele ali, nas gravações, nas memórias, nas lembranças de vida, tentando juntar tudo que aprendi com ele para não perder de vista”, conta.

A riqueza de “Estrela”, para além das belas composições e da bonita voz de Laura Catarina, é a produção ter se dedicado a não tornar o álbum apenas um projeto de cover, mas lhe conferir uma sonoridade contemporânea que flerta com estilos como pop, forró, R&B, acabando por ser um exemplar de como uma intérprete pode se apropriar de forma tão marcante de composições alheias que é impossível negar a verdade apaixonada contida no projeto.

Serviço

[SHOW] “Estrela” – Laura Catarina canta Vander Lee
Data: 9 de julho de 2023| Horário: 18h | Classificação indicativa: Livre
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) – com limitação de 40% para meia-entrada
Vendas online
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado – 9h30 às 17h. Horários sujeitos a alterações, de acordo com a programação. Telefone para contato: (85) 3252.4138