Para troca de experiências, primeira-dama Lia de Freitas reúne-se com equipe do Movimento Pacto Contra a Fome

7 de julho de 2023 - 17:08 # # # # #

Aline Freires - Ascom Gab da Primeira-Dama - Texto
Cláudio Rocha - SPS - Foto

Na ocasião, a cofundadora e presidente do conselho, Geyze Diniz, assinou a carta de adesão ao Pacto por um Ceará Sem Fome

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, reuniu-se nesta quinta-feira (06) com a equipe do movimento suprapartidário e multissetorial do Pacto Contra a Fome. Na ocasião, a cofundadora e presidente do conselho, Geyze Diniz, assinou a carta de adesão ao Pacto por um Ceará Sem Fome, que visa uma articulação intersetorial para a elaboração, o monitoramento e a avaliação de práticas voltadas à segurança alimentar.

Durante o momento de troca de experiências, a primeira-dama apresentou as frentes do programa, que são os cartões e as cozinhas do Ceará Sem Fome. Na ocasião, Lia também comentou sobre a aprovação da mensagem, ocorrida ontem, na Assembleia Legislativa, que propõe abranger a oferta de refeições também por restaurantes e estabelecimentos similares situados nos municípios cearenses.“Foi um diálogo pois elas estão articulando várias experiências no país como meta para atuar na segurança alimentar, e consequentemente, tirar o nosso povo do mapa da fome. A equipe aproveitou para conhecer alguns equipamentos do Estado, situado nas comunidades, onde estão sendo entregues os cartões Ceará Sem Fome”, destacou Lia de Freitas.

Durante o momento, a equipe do Pacto Contra a Fome apresentou dados referentes à insegurança alimentar no Brasil, entre elas, a demografia de onde se concentra a fome e as ações para evitar o desperdício de alimentos. Conforme Relatório Diagnóstico: Mapa da Fome e do Desperdício de Alimentos no Brasil 2022, 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente.“Há três anos que comecei a engajar com essa questão da fome. Sabemos da fome no Brasil, mas nós sempre passamos batido por ela. Mas o que é a fome? Como ela se dá no Brasil? E como venho do varejo e o desperdício e a perda no varejo é muito maior do que o lucro, eu queria entender como que se dava desde o agronegócio até a mesa de casa, a questão do desperdício”, comentou Geyze Diniz.

Por fim, a primeira-dama convidou Geyze Diniz a assinar o Pacto por um Ceará Sem Fome.
“Tivemos a honra da adesão desse movimento ao nosso pacto, que vem trazer parcerias, monitoramento, avaliação e diagnósticos e ajudar a tirar o Ceará do mapa da fome o quanto antes. Juntos, seremos mais fortes”, destacou Lia.

Já Geyze completou falando sobre a importante parceria a partir de agora. “O que é o diferente que a gente pode fazer? A gente acredita que é exatamente isso aqui: somar o Poder Pùblico, a sociedade civil e empresas privadas. Então, com certeza, assinaremos esse compromisso, n esperança também que vocês sejam parceiros. Viemos para somar. Eu fico muito feliz de saber que tudo isso que estamos estudando tem eco de quem está no território. Então eu acredito que o caminho está fazendo muito sentido”, finalizou.