SAP e Senac Ceará capacitam mais 240 egressos do sistema prisional em cursos de qualificação profissional

7 de julho de 2023 - 10:50 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Fotos


Em busca de oportunizar a reintegração social dos egressos do sistema prisional através do mercado de trabalho, a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/CE), promoveu os cursos de “Agente de Limpeza e Conservação” e “Assistente Administrativo”.

A ação é uma estratégia da COISPE/SAP que tem como objetivo realizar o encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho e realizar a capacitação profissional para beneficiá-los com as vagas nos órgãos públicos disponibilizadas por meio da Lei Estadual de Reserva de Vagas em contratos públicos, Lei nº 15.854/2015, com todos os direitos garantidos pela CLT.

As capacitações possuem carga horária total de 160 horas/aulas. No curso de “Agente de Limpeza e Conservação”, já foram beneficiados 100 egressos. Ao todo, serão 140 egressos certificados, divididos em sete turmas. O profissional dessa área é responsável por realizar a limpeza e a conservação de ambientes internos e externos, coleta de resíduos domiciliares, resíduos sólidos de serviços de saúde e acondicionamento de lixo para a coleta. Suas atividades são em condomínios, empresas públicas e privadas, comércio, indústrias ou hospitais.

Já o curso de “Assistente Administrativo”, foram capacitados 100 egressos, onde os alunos aprenderam conteúdos como técnicas de atendimento ao cliente, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, técnicas de negociação, comunicação oral no contato com clientes internos e externos, seja por telefone, e-mail ou de forma presencial, além de aprender sobre visão empresarial completa das atribuições, formulários e processos administrativos de todos os departamentos que compõem uma empresa: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing, Vendas e o Jurídico, dentre outros.

A qualificação profissional visa promover a reinserção social dos egressos do sistema prisional por meio do mercado de trabalho, de modo a concretizar a inclusão cidadã e promover a redução da reincidência criminal. Além disso, também propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, reforça a importância dessa parceria em prol dos egressos. “A ideia é capacitá-los em áreas que mais abrem vagas em contratos públicos por meio da Lei de Reserva de Vagas para egressos. Os alunos que mais se destacam são encaminhados para as vagas que vão surgindo ao logo do tempo. Essa política é muito importante para a preparação dessas pessoas que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho. A COISPE/SAP tem papel fundamental para realizar os encaminhamentos e acompanhamentos dos egressos do sistema penitenciário”, disse.

A supervisora pedagógica e trabalho da Coordenação dos Projetos Sociais do Senac Ceará, Cristina Rezende, comenta sobre os cursos e a importância da capacitação profissional para essas pessoas. “Os cursos do SENAC prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho, levando em consideração além do domínio técnico-científico necessário para exercer a profissão, também desenvolvimento de uma visão crítica, atitude empreendedora, atitude sustentável e colaborativa. Sendo assim, oferece condições para os egressos concorrerem a vagas de reinserção no mercado de trabalho com muita segurança, não só pelo domínio de conhecimento atualizado e aplicado as necessidades do mercado de trabalho, como também por adquirir uma ampla visão dos diversos setores empresariais e sobre a importância de uma boa postura e do relacionamento com o cliente”, afirma.

O egresso e aluno do curso de agente de limpeza e conservação, Emanuel Josafá, agradece a oportunidade. “Muito feliz em ter tido a chance de me capacitar nesse curso, pois sei que é uma área que possui grande demanda de contratação. Estou esperançoso em reconstruir minha vida através do mercado de trabalho, pois é onde dignifica o homem. Obrigada a SAP por nos proporcionar e mostrar que podemos trilhar outros caminhos”, conclui

O egresso e aluno do curso de assistente administrativo, Márcio Xavier Lima, se sente feliz em ter tido a chance de se profissionalizar. “Queria agradecer por ter conseguido a chance de aprender uma nova profissão, pois sei que nessa área tem bastante oportunidade. Me sinto preparado para ingressar no mercado de trabalho e espero que outras pessoas tenham o mesmo privilégio que eu tive de resgatar a dignidade através do trabalho”, atenta.