Definidas vazões dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú para o 2º semestre de 2023

8 de julho de 2023 - 08:00 # # # #

Ascom SRH - Texto

Operações foram aprovadas durante Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú

Os Açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, os três maiores do Ceará, tiveram suas vazões médias de operação definidas para o período de julho de 2023 a janeiro de 2024. A distribuição foi aprovada no XXX Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, em Quixadá, nesta quinta-feira (6), pelos Comitês das sub-bacias do Jaguaribe (Alto, Médio e Baixo), do Banabuiú e do Salgado.

Meiry Sakamoto, da Gerência de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apresentou a Avaliação da Quadra Chuvosa de 2023 e as tendências para 2024.

Para 2023, o Prognóstico Climático apontou para uma alta variabilidade espacial e temporal da distribuição das chuvas no Estado. Já para o próximo ano, a Meteorologista destacou a probabilidade de El Nino – fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico, – podendo refletir em uma quadra chuvosa de baixa pluviometria no Nordeste.

Em seguida, os possíveis cenários de liberação de água dos reservatórios foram apresentados pelos técnicos das Gerências Regionais da Cogerh. Após deliberação, os participantes chegaram ao consenso quanto às propostas que melhor atendem às demandas dos múltiplos usos das regiões dos Vales.

Pelo 4º ano seguido, o Açude Castanhão não irá transferir água para a RMF pelo Eixão das Águas, até o fim de janeiro, conforme decisão do Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), devido ao bom volume acumulado atualmente. “As três sub-bacias juntas (Alto, Médio Jaguaribe e Banabuiú) possuem mais da metade, cerca de 54,8%, de todo o volume disponível no Ceará. Por isso a importância desse seminário para o processo democrático de gestão de reservas hídricos, de forma participativa, como um verdadeiro parlamento. Estamos felizes como Cogerh de fazer parte desse momento”, destacou o Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.

Além dos cenários de liberação, técnicos da Cogerh também apresentaram um balanço da operação realizada durante o 1º semestre de 2023. De acordo com os dados apresentados, a vazão média operada nos reservatórios encontra-se dentro dos parâmetros previamente aprovados em plenária.

O Seminário pode ser visto na íntegra no canal do YouTube da Cogerh.