Projetos do Centec na Expocrato aliam tecnologia e ciência pela sustentabilidade e combate à fome

9 de julho de 2023 - 08:25 # # # # # #

Ascom Centec - Texto

Com o tema “Por um Ceará sem fome”, o estande do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) na Expocrato 2023, que começa neste domingo (9), apresentará projetos desenvolvidos por alunos e professores da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) Barbalha e Crato.

O espaço ficará aberto para visitação durante todos os dias do evento, que acontece de 9 a 16 de julho no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato.

“Neste ano, vamos mostrar projetos de pesquisas dos nossos professores e alunos que têm em comum a busca por soluções sustentáveis de diferentes formas, propondo novas tecnologias e métodos para a agropecuária, para a indústria e para a produção de alimentos e a gastronomia, por exemplo, sempre com a preocupação de beneficiar diretamente a população cearense”, descreve o professor Sebastião Erailson, coordenador das atividades do Centec na Expocrato.

Ao todo, serão apresentados no estande 16 projetos de pesquisa, envolvendo os eixos de Ambiente e Saúde, Processos Industriais, Recursos Naturais e Produção Alimentícia da Fatec Cariri e os cursos técnicos em Agricultura e em Meio Ambiente do CVTec Barbalha e o curso técnico em Gastronomia do CVTec Crato.

A partir da quarta-feira (12), haverá no estande a degustação de alimentos produzidos pelos alunos do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri e do curso Técnico em Gastronomia do CVTec Crato. Entre as iguarias, estão a bebida mista de água de coco e suco de cajá e a carne de casca de banana. “São projetos que envolvem o aproveitamento máximo de alimentos que são de fácil acesso e priorizando a funcionalidade e a riqueza nutricional”, explica o coordenador.

Já no último dia da feira (16), o Centec promove o tradicional café da manhã solidário, que é oferecido aos profissionais responsáveis pela limpeza do parque de exposições.

Serviço

Centec na Expocrato 2023
De 9 a 16 de julho
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, Crato CE