“Aqua”: Os rios do planeta se encontram na Galeria Ramos Cotoco, anexo CENA do TJA

10 de julho de 2023 - 16:01 # # #

Ascom TJA - Texto e Fotos

“Pelo Tejo, vai-se para o mundo”. Já disse o poeta Fernando Pessoa diante do rio que corta a cidade de Lisboa, o mesmo rio que dá início ao projeto de concepção de “Aqua – Uma Cartografia de Afetos e Deslocamentos”. Com curadoria do jornalista e pesquisador em Artes Visuais Kennedy Saldanha, a exposição será aberta na sexta (14), às 19h30, na Galeria Ramos Cotoco (Anexo CENA do TJA), permanecendo até 30 de agosto com visitação de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h.

A água do Tejo é a primeira coleta realizada em 17 países e quatro estados brasileiros que estão presentes à exposição. Kennedy Saldanha, ao longo de dez anos, reuniu como um souvenir de viagem as águas que foram sendo coletadas por amigos em viagens de férias ou a trabalho. Assim, foi construindo uma cartografia afetiva a partir do curso desses rios deslocados de seu espaço natural para compor um manifesto de preservação ao bem mais precioso do planeta Terra.

Integram a exposição os seguintes rios: Tejo e Lima (Portugal), Colorado (EUA), Ganges (Índia), Moggávia (Tchecoslováquia), Tigre (Turquia), La Plata e Delta do Tigre (Argentina), Lago Ontário (Canadá), Lago Titicaca ( Aar e Reno (Suíça), Tâmisa (Inglaterra), Rio Urubamba e Lago Titicaca (Peru), Salto Angel (Venezuela), Rio Cho Phraya (Tailândia), Pacifico (Chile), Cedro, Jaguaribe, Batateiras e Caldeirão (Ceará), Paranaíba (Goiás), Lago das Fadas (Rio de Janeiro) e Rio Negro e Solimões (Manaus).

O projeto expográfico é do artista visual Narcélio Grud, que construiu três obras que dão corpo à narrativa proposta aproximando o visitante de uma poética visual que pode ser vista de muitos modos. E na expografia que as águas avançam sobre os universos possíveis que nos habitam e as memórias que nos constituem em afeto e presença.

“Aqua – Uma Cartografia de Afetos e Deslocamentos” é dedicada aos Profetas da Chuva que se encantaram sem perder a esperança dos bons inversos, ao Mestre José Gabriel da Costa e ao geógrafo Antonio Tolrino Rezende Veras.

SERVIÇO

Abertura da exposição “Aqua – Uma Cartografia de Afetos e Deslocamento”, de Kennedy Saldanha
Quando: dia 14 de julho (sexta-feira), às 19h30
Local: Galeria Ramos Cotoco/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua 24 de Maio, 600 – Centro)
Visitação: até 30 de agosto. De terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Classificação: Livre
Gratuito