Sobrado Dr. José Lourenço promove oficina gratuita de câmera escura com o artesão Oggin

10 de julho de 2023 - 16:27 # # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Divulgação - Foto

A formação é livre para todas as idades e acontecerá na Comunidade da Graviola

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove oficina de câmera escura e fotografia pinhole com o artesão Oggin, na Comunidade da Graviola, em Fortaleza.

A ação conta com 30 vagas disponíveis, divididas em duas turmas de 15 pessoas, e acontece entre os dias 17 e 21 de julho, sendo a primeira turma das 13h às 15h e a segunda turma das 15h30 às 17h30. Cada encontro terá 2h de duração, contabilizando 20h/aula. Para participar, é necessário fazer a inscrição no link do sympla disponível na página do instagram do Sobrado.

A oficina de fotografia com câmera artesanal, estenopeica ou pinhole, tem o intuito de explicar aos participantes sobre o funcionamento da estrutura de uma câmera fotográfica, apresentando os princípios da fotografia, instruções gerais e além da experiência de utilizar uma câmera escura.

Atividades práticas e teóricas

A formação será dividida em duas partes, atividades práticas e teóricas, na primeira parte o ministrante fará uma análise básica sobre materiais, ferramentas e tipos de madeira mais adequadas para a produção, seguindo para o universo fotográfico e sobre a história da fotografia até os dias de hoje.

Na segunda parte, será construída uma câmara escura de observação para entender a sistemática e o domínio da luz. Em seguida, produzirá uma câmera fotográfica pinhole artesanalmente, de forma que seu manuseio seja prático e funcional, utilizando películas populares de 35mm ou papel fotográfico.

Para a coordenadora de ação educativa do Sobrado, Natália Maranhão, a oficina proporcionará um momento de conhecimento e interação entre os/as participantes. “A formação é uma ótima oportunidade para conhecer os princípios da fotografia e suas relações entre luz e sombra de forma prática, construindo uma relação dialógica entre a cidade e a comunidade a partir desta técnica”, finaliza.

A atividade faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Sobre o ministrante

Edison Rocha Filho, conhecido por Oggin é marceneiro artesão, bioconstrutor e fotógrafo experimental em Fortaleza (CE). Há 15 anos trabalha como artesão e tem uma marcenaria chamada “Oggin” que faz sucesso nas redes sociais.

Serviço

Oficina de câmera escura e fotografia pinhole

Dia(s): 17 a 21 de julho de 2023
Horário(s): Turma I – das 13h às 15h
Turma II – das 15h30min às 17h30min
Faixa etária: Livre
Gratuito e com certificação
Local: Salão Dom Geraldo Nascimento (antiga escolinha) – Paróquia de Santa Luzia – Comunidade Graviola, Praia de Iracema – Fortaleza/CE
Ponto de encontro: Travessa Graviola, 113, Praia de Iracema – (entrada pela rua Gonçalves Ledo, próximo à Av. Monsenhor Tabosa)
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org
Inscrição