CVT Fortim integra projeto municipal de gestão de resíduos sólidos

11 de julho de 2023 - 14:41 # # #

Ascom Centec - Texto e Foto

A partir da assinatura da ordem de serviço para a construção da Central Municipal de Resíduos Sólidos (CMR), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortim pretende expandir sua atuação em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É o que planeja a coordenadora da unidade, Tânia Santana. O CVT sediou a firmação do projeto da CMR, que tem orçamento de R$ 1 milhão e deverá estar pronta em 6 meses.

A implantação do espaço pretende marcar o fim do atual lixão do município e tem como objetivos, além de receber os resíduos sólidos, realizar a separação para dar a destinação correta e tratar os resíduos orgânicos com foco na compostagem e produção de adubo.

“Com a implantação da CMR, iremos fortalecer as parcerias para a implementação de um espaço para a coleta seletiva, recebendo da população materiais recicláveis e fazendo o reaproveitamento no próprio CVT, além de repassar o material já selecionado para a associação de catadores de Fortim”, planeja a coordenadora.

O CVT Fortim, em parceria com a prefeitura do município, desenvolve projetos como aquaponia, que utiliza materiais recicláveis para o sistema de criação de peixes e cultivo de hortaliças, e a implantação do projeto farmácia viva, com plantas medicinais.

Segundo Tânia, foi iniciado também o cultivo de plantas ornamentais e frutíferas e, em seguida, será criada uma horta no espaço da unidade.