Aprovados em processo seletivo extemporâneo da Residência Médica são recepcionados pela ESP/CE

12 de julho de 2023 - 16:06 # # # #

Juliana Marques - ascom ESP-CE - Texto
Deborah Muniz - Foto

As novas bolsas contemplam residentes dos Programas de Residência em Medicina do Esporte e da Clínica Médica

O médico baiano Lucas Bastos, 32, iniciou sua carreira profissional enfrentando uma das maiores crises sanitárias do mundo: a pandemia da Covid-19. No início de 2020, trabalhou na linha de frente em emergências e em unidades de saúde da Atenção Básica.

Mas, dentro dele, permanecia o sonho antigo de atuar na área da Medicina Esportiva, desde quando, despretensiosamente, participava dos jogos da escola como atleta de handebol, futsal e futebol.

“Foi um processo natural querer seguir esse caminho. Então, estudei por três anos, tentei uma vaga em São Paulo, mas fiquei feliz quando deu certo abraçar a oportunidade de vir ao Ceará para iniciar a especialização aqui”, conta Bastos, recém-convocado para atuar, pelos próximos três anos, no Programa de Residência em Medicina do Esporte, o único até então nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Pró-Residência

Lucas Bastos, ao centro, no momento da assinatura do termo de compromisso

A história de Lucas se une a outras de jovens médicos aprovados no processo seletivo extemporâneo da Residência Médica (Resmed) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O certame, lançado em maio passado, é resultado da aprovação de bolsas para as novas residências da instituição no Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que é uma das iniciativas do governo federal para ampliar a oferta desse tipo de formação em todo o País.

“As Residências iniciam, regularmente, em março de cada ano, mas as instituições que obtiveram aprovação de bolsas do Pró-Residência foram autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) a realizar um processo seletivo extra. Como era de extrema relevância ocupar essas vagas alcançadas, fizemos uma seleção e, agora, estamos inserindo os residentes no campo de prática”, explica Alciléa Carvalho, que está à frente da Gerência de Residência Médica (Gremed) da ESP/CE.

Além do Programa de Residência em Medicina do Esporte, a especialidade de Clínica Médica foi contemplada com o edital extra.

Sobre os programas

A Pós-graduação (residência) em Clínica Médica já faz parte do quadro de especialidades ofertadas pela ESP/CE, mas, ainda de acordo com Carvalho, a chegada dos novos profissionais de saúde tem um sentido especial, pois eles vão somar ao projeto da autarquia de ampliar a interiorização dos programas de residências.

“Em nível nacional, as residências estão concentradas em grandes centros urbanos. A ESP/CE tem priorizado a interiorização e a regionalização das residências”, explica a gestora. Os novos residentes vão atuar nos hospitais regionais do Sertão Central (HRSC) e do Cariri (HRC), ambos da rede Sesa.

A oferta da especialidade de Medicina do Esporte, por sua vez, acontece em caráter pioneiro no Estado. Atualmente, em todo o Brasil, apenas as regiões Sul e Sudeste ofertavam esse tipo de residência. “Não medimos esforços para trazer esse programa para o Ceará, pois ele é considerado o padrão-ouro na formação médica”, destaca um dos coordenadores do curso, Cesar Cima.

Os residentes selecionados vão atuar no Centro de Formação Olímpica (CFO) e em unidades de saúde de Fortaleza, atendendo atletas paraolímpicos e, também, os que não têm nenhuma limitação física. Além dos pacientes de um modo geral, pois o foco do curso é ofertar, por meio da atividade física, saúde e bem-estar.