Em obras, campus da Uece em Canindé faz parte da expansão do ensino universitário no Interior

12 de julho de 2023 - 15:11 # # # # #

Eudes Brasil - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto

Projeto padrão do campus executado em Canindé

Fortalecer o ensino superior, ampliando a estrutura e oferta de vagas nas universidades estaduais, de forma descentralizada, é uma das marcas do Governo do Ceará. No município de Canindé, a cerca de 110 km da Capital, está sendo construído um campus universitário padrão da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A cidade é uma das seis a receber a expansão da Uece por meio do vestibular 2023.2.

A estrutura terá uma área total de 193.671,25 m² e vai contar com salas de aula, bloco de laboratórios, bloco de coordenação, ginásio, auditório, restaurante e área de convivência. A oferta de cursos será realizada a partir da demanda da região. Inicialmente, serão abertas turmas de graduação nas áreas de Administração e Pedagogia, com 40 vagas para cada curso disponibilizadas no vestibular.

Ainda em fase inicial, estão em construção fundações, vigas, baldrames e a superestrutura que vai abrigar os blocos da coordenação, administração, restaurante e ginásio. A obra recebe investimentos de R$ 21 milhões do Tesouro do Estado e deve ser entregue no fim de 2024. Até lá, a universidade vai funcionar no Edifício José Freire de Freitas (antigo Polo das Artes), localizado no Centro do município.

As obras de implantação e ampliação dos campi são executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) em parceria com as universidades estaduais. “Temos trabalhado em parceria com as universidades estaduais para a implantação e ampliação dos campi universitários no interior do estado. São investimentos importantes que, além de impactar sob o ponto de vista da educação, também contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões”, conclui o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Gadyel Gonçalves.

Obras do campus estão em fase inicial, com 8% de execução

Obras em curso

Além da implantação do novo campus em Canindé, a SOP está executando outras obras relativas à expansão da Uece. Entre elas estão a ampliação da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), em Itapipoca; a construção da Unidade de Pesquisa Vale do Jaguaribe (UPVale), em Limoeiro do Norte; e a construção do novo restaurante universitário da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá. A Superintendência também realiza obras em estruturas da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca).