“Felizes para Sempre”: Dança-Libras com Clarissa Costa e Jhon Morais em única apresentação no TJA

12 de julho de 2023 - 11:31 # # # #

Teresa Monteiro - Ascom TJA - Texto
Allan Diniz - Foto

O espetáculo, inserido no programa “Theatro Cidadão”, é gratuito com a doação de alimentos destinada à campanha “Ingresso Solidário”

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe no dia 27 de julho, uma quinta-feira, às 19h, no Palco Principal, com capacidade para 100 lugares, o espetáculo de Dança-Libras “Felizes para Sempre”. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal), que será entregue na hora do evento e doado, posteriormente, à campanha “Ingresso Solidário”.

“Felizes para Sempre” é uma proposta cênica da plataforma de pesquisa e criação Dança-Libras. Traz em cena Clarissa Costa e Jhon Morais que, de forma bem-humorada, tecem um rico e efêmero drama-dançado inspirado nas questões relacionais do amor. Com referências do melodrama e cinema mudo, a proposta é responder, como ir do céu ao inferno, em uma dança. Para tanto, usam com destreza técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.

Dança-Libras é uma plataforma de pesquisa e criação, que tem a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como fonte de criação e estética da cena. Iniciou em 2014, sendo liderada por Clarissa Costa (CE) em parceria com Jhon Morais (CE) e demais artistas convidados que se afinam com a proposta. Sem medo de imbricar dança, teatro e música, já estrearam quatro espetáculos com diferentes dramaturgias: “Felizes para Sempre” (2014), “Verdeouvir” (2018), “Librando Bem” (2019) e “Normal mente!” (2022).

Circularam em todas as escolas de pessoas surdas de Fortaleza, em alguns estados do Nordeste e vivenciaram intercâmbios artísticos com a Tanztheater Baden, na Suíça, e com o coreógrafo francês Fabrice Ramalingom (R.A.M.A) na remontagem de um espetáculo com estética acessível em Libras. Seguem conectando-se a pessoas surdas e não-surdas por meio dos espetáculos, oficinas e palestras.

Sinopse

Como nos apresentamos ao conhecer o amor de nossas vidas? E como nos mostramos depois que o eterno acaba? Os intérpretes Clarissa Costa e Jhon Morais, movidos por questões relacionais do amor, com pitadas de ironia e bom humor, passeiam por entre técnicas de danças de salão e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais. Por uma tentativa melodramática de ir do céu ao inferno em uma dança.

Clarissa Costa é artista da dança, do tipo que se encontra atuando nos palcos, nos bastidores, nos ensaios, nas aulas, nos forrós, atrás do computador, nas produções e onde preciso for. Iniciou sua carreira ainda na infância, com dança criativa, cresceu se aprimorando no balé clássico, formou no Curso Técnico em Dança do Ceará, é bacharela em Dança pela UFC e aprende atuando do dançar a dois através do Método Omì, na cena com a Cia. Dita e outros artistas independentes. Lidera o projeto Dança-Libras desde 2014 e segue se aliando a artistas dispostos a lascar o capacitismo.

Jhon Morais é bailarino, capoeirista, músico percussionista, professor de dança e massoterapeuta. Iniciou sua trajetória artística através das danças populares (CORDAPES) e danças Afro (ALAGBA), estudou balé clássico (Estúdio Terpsícore) e dança moderna (EDISCA), se debruçou nas danças a dois (Omì Cia de Dança), e hoje investe em criações cênicas que dialoguem com a comunidade surda.

Ingresso Solidário

A campanha “Ingresso Solidário” é uma parceria da Secretaria da Cultura, a Secretaria da Proteção Social e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Ceará (CEDEC), para atuar em prol da segurança alimentar da população cearense, integrando-se às ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.

Serviço

“Felizes para Sempre”: Dança-Libras com Clarissa Costa e Jhon Morais
Quando: dia 27 de julho (quinta-feira), às 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Entrada: gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal), que será entregue na hora e doado, posteriormente, à campanha “Ingresso Solidário”
Capacidade: 100 lugares
Classificação: Livre