Impulsionada por grandes eventos, taxa de ocupação da rede hoteleira na região do Cariri em julho deve superar os 94%

12 de julho de 2023 - 14:08 # # # # # #

Ascom Setur - Texto

A região do Cariri deve receber um grande número de turistas no mês de julho. Durante o período, grandes festivais e outras celebrações impulsionarão o fluxo de visitantes, resultando em impactos positivos na economia do estado.

Conforme levantamento realizado pela Secretaria do Turismo (Setur), a ocupação da rede hoteleira, dos dias 9 a 16 de julho, deve superar os 94%. As cidades de Crato (92,8) e Barbalha (91,3) serão as mais impactadas, ou seja, as que receberão maior demanda turística na região, além de Juazeiro do Norte que contará com 100% de ocupação.

A Setur estima que, durante o período mencionado acima, o gasto por turista deve ficar em torno de R$ 1.746,40, enquanto o impacto econômico gerado será em torno de 200 milhões.

“Identificamos um alto fluxo de turistas como consequência dos festejos realizados na região que tem Juazeiro do Norte como um dos centros. A expectativa é que, especialmente nos períodos de festas como a tradicional Vaquejada, a feira agropecuária e o Festival Expocrato, hotéis e pousadas registrem alta procura e lotação de reservas”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis, as celebrações deste período representam um crescimento na movimentação econômica. “Temos um aumento no número de turistas neste período, marcado por muitas festividades. Todos que vem a região passam por Juazeiro do Norte, aquecendo não só a economia das cidades vizinhas, como toda a rota do turismo na região”, pontua.

Programação

Entre os principais eventos que devem ocorrer no período pesquisado pela Setur, estão a Expocrato e a 45ª edição da Vaquejada de Juazeiro do Norte. O público estimado para ambos os eventos, que iniciaram no último dia 6 e seguem até 16 de julho, é de 595 mil pessoas.