Porto Iracema das Artes recebe aula aberta “Ousmane Sembène, o cinema e a África”

12 de julho de 2023 - 12:15 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Atividade, parte da Mostra Ousmane Sembène, promovida pelo Cinema do Dragão, ocorre na sexta-feira, 14 de julho, no Pátio da Escola

Parte da programação da Mostra Ousmane Semène, promovida pelo Cinema do Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes recebe a aula aberta “Ousmane Sembène, o cinema e a África”. A atividade é um tributo ao centenário do pioneiro dos cinemas africanos, Ousmane Sembène e será ministrada pela curadora e pesquisadora Janaína Oliveira. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre nesta sexta-feira (14), às 19h30, no pátio da Porto Iracema.

Entre os dias 14 e 19 de julho o Cinema do Dragão recebe a Mostra “O Cinema de Ousmane Sembène, um tributo ao centenário do pioneiro dos cinemas africanos”, que exibe sete longas do diretor. A curadoria do evento é da pesquisadora Janaína Oliveira, que durante a aula aberta irá compartilhar as múltiplas dimensões da obra do realizador senegalês, considerando ainda suas ações no campo das políticas de cinema no continente africano, o diálogo com os cineastas de sua geração e sua influência nas gerações seguintes. Ousmane Sembène é considerado um verdadeiro catalisador na criação de meios de produção e circulação de filmes, fundando e estimulando o desenvolvimento de debates e festivais que hoje marcam a trajetória das cinematografias africanas.

Sobre Janaína Oliveira

Pesquisadora e curadora independente. É doutora em História, professora no IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro, e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. (EUA). Desde 2009 desenvolve pesquisa sobre as cinematografias negras e africanas, atuando também como curadora, consultora, júri e painelista em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul’s legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR – International Film Festival Rotterdam (Países Baixos). Foi também consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (Suíça) entre 2019 e 2020. É idealizadora e coordenadora do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro e foi a programadora do Flaherty Film Seminar (EUA) em Julho de 2021. Entre 2021 e 2022, Janaína fez a curadoria internacional das mostras principais das duas edições Semana de Cinema de Negro de Belo Horizonte (Brasil). Atualmente, além de participar de outras iniciativas curatoriais, ela é Presidente do Comitê de Seleção de filmes de documentário de longa-metragem do BlackStar Film Festival (EUA).

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Aula aberta “Ousmane Sembène, o cinema e a África”, com a curadora e pesquisadora Janaína Oliveira
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: Sexta-feira, 14 de junho, às 19h30
Gratuito e aberto ao público