Assistidas da Casa da Mulher Cearense do Cariri recebem qualificação profissional e instrumentais de trabalho

13 de julho de 2023 - 16:30 # # # #

Ascom SPS - Texto

O protagonismo, o empoderamento feminino e a luta contra o feminicídio ganham força no Ceará, a partir da capacitação profissional e criação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho e autonomia financeira. A Casa da Mulher Cearense do Cariri certificou, nesta quarta-feira (12), mais 40 mulheres aptas à inserção no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, nos segmentos de manicure e pedicure, e de depilação.

Os certificados de conclusão dos cursos de profissionalização e 40 kits de instrumental de trabalho foram entregues às concludentes, pela vice-governadora do Ceará e secretária de Mulheres, Jade Romero, pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e pela coordenadora da Casa, Mara Guedes, em Juazeiro do Norte. Com as novas formações, a unidade do Cariri contabiliza 222 mulheres capacitadas neste ano, sendo 142 por meio da SPS, e 82, em parceria com o Senac e o Senai.

A vice-governadora, Jade Romero, ressaltou a importância da Casa da Mulher na luta pela garantia de direitos e emancipação financeira. “Aqui, estamos todos juntos, trilhando com o governo do Estado para fazermos mais pelo próximo, para que tenhamos mais mulheres empoderadas, livres de relacionamentos abusivos e com maior autonomia. Lutar por justiça social para as mulheres não é uma pauta só nossa, mas dos homens também, e de toda a sociedade”, destacou Jade Romero, ao defender a capacitação profissional, a criação de oportunidades de inserção produtiva, a educação e o apoio ao microcrédito, como instrumentos de emancipação.

Onélia Santana também destacou o significado da capacitação profissional para o empoderamento feminino. “Qualquer mulher que esteja sendo violentada em seus direitos, seja por quem for, pelo mínimo que seja, não tenha medo. Venha até a Casa da Mulher Brasileira e Cearense, que vai encontrar acolhimento, atenção, apoio jurídico e social, e toda a orientação necessária para enfrentar o problema. Nós mulheres queremos trabalho, amor e afeto”, sublinhou Onélia Santana, ao entregar certificados e instrumentos de trabalho às concludentes dos cursos. Ela anunciou a abertura de uma nova turma de design de sobrancelhas, por meio do projeto Criando Oportunidades.

Inclusão social

Margarida Jacó do Nascimento é uma das concludentes dos cursos ofertados na Casa da Mulher. “Fiz cursos de cabeleireiro, manicure e agora, de depilação. Graças aos cursos e aos instrumentos de trabalho que ganhei, trabalho em casa, na praça do Crato. Quem não pode ir na minha casa, eu vou até elas. Sem esse apoio do Estado não estaria trabalhando”, declarou agradecida.

“Os cursos e kits de instrumental de trabalho geram oportunidades de trabalho e renda e independência financeira. Essa casa cuida, apoia e combate a violência física, psicológica e econômica contra a mulher, porque ninguém se liberta de um agressor, se não tiver autonomia econômica”, complementa a coordenadora da Casa, Mara Guedes.

Serviço

Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza Negrão

Endereço: Avenida Padre Cícero, 4455 – Bairro São José – Juazeiro do Norte/Ce