Festivais Regionais do Ceará Junino chegam ao sertão, serras e ao litoral leste

14 de julho de 2023 - 15:29 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Thiago Matine | Retratando BR - Foto

De 14 a 16 de julho, Fortaleza, Meruoca, Canindé, General Sampaio, Iguatu, Juazeiro do Norte e Russas recebem os Festivais Regionais do Ceará Junino. Serão mais de 80 apresentações de Quadrilhas Juninas, em 7 Festivais Regionais, exaltando a cultura viva e o patrimônio cultural dos sertões, da Capital, do Litoral Leste, do Cariri, Vale do Jaguaribe e das Serras do Estado. Todos os festejos têm acesso gratuito.

O XXIII Edital Ceará Junino é um evento estruturante da Secretaria da Cultura, que apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023. Neste ano, o edital tem como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo.

“Por meio de editais lançados pela Secult Ceará, neste ano serão investidos R$ 4,2 milhões no Ciclo Junino. Um investimento na Cultura do Ceará, que movimenta a economia criativa, com foco também na diversidade das manifestações deste ciclo, no turismo e no fomento a festejos por todas as macrorregiões do Estado.”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela.

A programação dos Festivais é gratuita, e traz apresentações das quadrilhas Juninas, Adulta, Quadrilha Junina da Diversidade; e Quadrilha Junina Culturas Camponesas. Neste fim de semana, o Festival Regional Grande Fortaleza ocorre na Vila Velha, com o VI Festival Junino Arraiá da Cumade Rosa, que receberá 04 novas apresentações. Até o fim de Julho, 56 quadrilhas passarão pela Grande Fortaleza.

Subindo a serra da Meruoca, se apresentam entre os dias 14 e 15 de julho, 12 quadrilhas juninas. As atividades ocorrem durante o Festival Regional Sertão de Sobral — VIII Festival Meruoca Junino, na Praça Monsenhor Furtado Centro de Feira e Eventos, Centro.

O Festival Regional Sertão de Canindé, ocorre nos dias 14 e 15 de julho, durante o IV Arraiá Festeja Canindé 2023 — Cultura Viva, Patrimônio dos Sertões. O público poderá conferir as 13 apresentações na Praça Dr. Aramis Paiva, Centro.

Ainda nos dias 14 e 15 de julho, o Festival Regional Litoral Oeste (Vale do Curu) chega em General Sampaio, no São João da Tradição 2023, realizado no Ginásio Chico Assis, Rua Delfino Ferreira Gomes, Centro.

Fim de Semana

Festejando o São João, na terra de Humberto Teixeira, no fim da semana, dias 15 e 16 de julho, ocorre o Festival Regional Centro-Sul, em Iguatu. Onde o público poderá conferir 11 apresentações no IFCE Iguatu, Ginásio Poliesportivo Unidade Areias. R. Deoclécio Lima Verde, S/n – Areias II, Iguatu.

Juazeiro do Norte sediará, nos dias 15 e 16 de julho, o Festival Regional Cariri “São João do interior”, na Quadra Poliesportiva Adones Callou. As 13 apresentações iniciam sempre às 18h.

A programação do Ceará Junino desta semana encerra em Russas, no Vale do Jaguaribe, com o XI Arraiá Vila Junina 2023, oportunidade para conferir outras 6 apresentações.

Confira a programação

14 a 15/7

Fortaleza — Festival Regional Grande Fortaleza
VI festival Junino Arraiá da Cumade Rosa
Local: Praça Beira Rio – Av. E esquina com Rua 23, s/n — Vila Velha (Conjunto beira rio), Fortaleza

Meruoca — Festival Regional Sertão de Sobral
VIII Festival Meruoca Junino
Praça Monsenhor Furtado Centro de Feira e Eventos, Centro

Canindé — Festival Regional Sertão de Canindé
IV Arraiá Festeja Canindé 2023 — Cultura Viva, Patrimônio dos Sertões
Praça Dr. Aramis Paiva, Centro

General Sampaio — Festival Regional Litoral Oeste/Vale do Curu
São João da Tradição 2023
Ginásio Chico Assis, Rua Delfino Ferreira Gomes, Centro

15 a 16/7

Iguatu — Festival Regional Centro-Sul
Festejando o São João, na terra de Humberto Teixeira
IFCE Iguatu, Ginásio Poliesportivo Unidade Areias. R. Deoclécio Lima Verde, S/n – Areias II, Iguatu

Juazeiro do Norte — Festival Regional Cariri
Festival Ceará Junino – São João do interior
Quadra Poliesportiva Adones Callou, Quadra do CC

Russas — Festival Regional Vale do Jaguaribe
XI Arraiá Vila Junina 2023 – Rua José Sabido Mendes, 2313, Flores