Em visita ao Mais Nutrição, ministro do Desenvolvimento Agrário ressalta pioneirismo do programa: “é um verdadeiro exemplo de combate à fome”

17 de julho de 2023 - 10:36 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (17), a fábrica do programa Mais Nutrição, nas Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), no município de Maracanaú. Também participaram da visita, o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti; a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; o presidente da Ceasa, Tin Gomes; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou o impacto do Mais Nutrição na vida de milhares de cearenses e afirmou que a ideia é levar o programa para mais áreas do estado. “É uma felicidade poder receber o Ministro para mostrar esse programa tão importante. Aqui distribuímos alimentos para quase 30 mil pessoas. Em breve, possivelmente no segundo semestre, poderemos expandir essa ação também para a região da Serra da Ibiapaba”, disse.

Paulo Teixeira elogiou o programa, projetando replicar o que é feito em território cearense em todo o Brasil. “O Ceará precisa ensinar essa experiência para todo o Brasil. É um verdadeiro exemplo de combate à fome, combate ao desperdício. Acredito que seja o programa mais redondo do país nesse sentido. Vamos tentar aprender daqui para tentar replicar no restante do país a partir do que existe aqui”, comentou.

Alegria no olhar

Responsável pela produção de sopas desde a inauguração da fábrica, Lygia Leandro relata a felicidade de participar de um programa que muda a vida de diversas pessoas. “Esse programa é muito importante. Nós conseguimos ver a alegria no olhar das pessoas que vêm receber as doações. É inexplicável e lindo ver todo o carinho que eles tem nesse momento, até mesmo quando vão trocar das nossas caixas para as deles”, contou de forma emocionada.

Sobre o programa

Iniciativa do Governo do Ceará, por meio da SPS, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) Ceasa e Instituto Agropolos, o Mais Nutrição completou quatro anos recentemente, no último dia 25 de junho.

Com mais de três mil toneladas de alimentos distribuídos, o programa beneficia um total de 134 entidades. Isso representa 29.822 pessoas atendidas, nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Antes da implantação do programa, o desperdício de alimentos era de 14 toneladas por dia. Atualmente, 50 toneladas são doadas por mês.

Na Ceasa, são distribuídos alimentos in natura, polpas de frutas, mix de desidratados para a produção de sopas e outros. Além de Fortaleza, o Mais Nutrição também conta com uma fábrica na Ceasa do Cariri.