Governo do Ceará assina protocolo de intenções para instalação de fábrica de tratores em Baturité

17 de julho de 2023 - 16:46 # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Hiane Braun - Fotos

O objetivo é gerar mais oportunidades e criar pelo menos 400 empregos diretos

O Governo do Ceará assinou nesta segunda-feira (17) protocolo de intenções para instalação de uma fábrica de tratores, máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, em Baturité. O governador Elmano de Freitas e o representante da multinacional Maquigeral Energia Indústria Comércio Maquinas LTDA, Paulo Sérgio Furlan Braga, realizaram a cerimônia acompanhados do ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich.

A fábrica da Maquigeral deve investir R$ 285 milhões na implantação do projeto. A empresa se comprometeu a criar pelo menos 400 empregos diretos, sendo 100 na fase inicial, em até 12 meses, e mais 300 na expansão, em até 36 meses, após a implantação. A mão de obra deve ser recrutada através do Sistema Público de Emprego (Sine)/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

“Nos deixa muito honrados e felizes poder levar emprego e renda para a população de Baturité e região”, comemorou o governador Elmano de Freitas, apontando que para além da questão financeira há a facilitação do acesso a equipamentos modernos por pequenos agricultores. “Representa uma conquista também para os agricultores menores, porque serão construídos não só tratores de grande porte, mas menores também. Poderemos superar um sofrimento que é o produtor passar o dia inteiro com uma enxada no sol, limpando o roçado. E nós do Estado pretendemos no futuro comprar esses tratores e distribuir para que os agricultores tenham uma vida mais digna”, concluiu.

O prefeito Herberlh Mota ressaltou que, além de gerar emprego, renda e mais oportunidades para a população, a produção de tratores implicará na redução do esforço dos homens e mulheres do campo. “Contaremos com um implemento agrícola que atende às necessidades de nossos agricultores e agricultoras familiares. São pessoas que muitas vezes utilizam o seu tempo preparando a terra e poderemos otimizar esse tempo, colocando as máquinas à disposição deles, ampliando a produção e garantindo mais alimentos para o povo”, avaliou o prefeito de Baturité.

Também participaram da assinatura representantes da empresa, os secretários Max Quintino, da Casa Civil; Nelson Martins, titular da Assessoria Especial Chefia de Gabinete; Audic Mota, assessor especial de Desenvolvimento Regional; Roseana Medeiros (Relações Internacionais); o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, e o deputado estadual Guilherme Sampaio.