CBMCE resgata filhote de cachorro de cacimba em construção em Aquiraz

18 de julho de 2023 - 15:27 # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Um cãozinho de apenas quatro meses de vida foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A ação foi registrada nessa segunda-feira (17), na localidade de Machuca, município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) da Região Metropolitana, após o animal cair em uma cacimba em construção.

Conforme as informações da equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS) CBMCE que atendeu a ocorrência, o filhote, chamado “Leão”, foi localizado por uma criança de 12 anos que soltava pipa em um terreno da região. No local, havia um poço desativado e sem água, lá a criança encontrou o cachorrinho preso. O acionamento ocorreu via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“O resgate foi tranquilo e rápido. Colocamos a escada prolongável no poço com cerca de quatro metros de profundidade e trouxemos o animal para terra firme”, explicou a comandante do socorro, a 1º tenente do CBMCE, Clelia do Rego Batista.

Mesmo pequeno e com poucos meses de vida, o cão foi forte, sendo resgatado sem ferimentos e encontrava-se com boas condições de saúde. O resgate foi bem-sucedido, o cachorro foi entregue à sua tutora, que já havia sentido a falta do animal. Agora, “Leão” está salvo e no aconchego do seu lar.

Prevenção

Incidentes como esses alertam para proteção de animais indefesos, como o cãozinho “Leão”. Por isso, o CBMCE orienta que cacimbas ou cisternas estejam sempre sinalizadas, cercadas e vedadas. É importante, também, que poços ou cacimbas tenham manutenção permanente de sua estrutura. Assim, a segurança das pessoas e dos animais que transitam próximo ao local são garantidas, evitando possíveis acidentes ou situações de resgate.