ESP/CE 30 anos: programação especial é aberta com atividades voltadas às Residências em Saúde

18 de julho de 2023 - 14:38 # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Elon Nepomuceno - Foto

A programação dos 30 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará tem início nesta quarta-feira (19) e segue até sexta-feira (21)

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) completa, no próximo sábado (22), 30 anos de história. Para celebrar esse marco, a autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) programou uma série de atividades alusivas.

Uma delas será a solenidade em comemoração à primeira década do Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional em Saúde (Resmulti). O evento ocorrerá na quarta-feira (19), a partir das 8 horas, no auditório principal do equipamento, reunindo mais de 300 discentes da iniciativa.

Kellyane Munick, membro do colegiado da Resmulti, ressalta o momento como um importante reconhecimento do protagonismo que o projeto assume na história da ESP/CE.

“A celebração dos 10 anos da Resmulti ao passo que comemoramos os 30 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará nos remete a uma extrema alegria e certeza de caminharmos, cada vez mais, em direção ao fortalecimento da formação de excelência para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz.

Dentro do roteiro temático previsto para o dia está a apresentação da palestra “Residências em Saúde como Política Pública: fortalecimento da formação dos profissionais diante das necessidades do SUS”. A exposição será feita por Priscilla Azevedo Souza, coordenadora-geral das Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS).

“Para ter esse olhar de futuro, torna-se necessário olhar para o passado e demonstrar toda nossa gratidão àqueles que compuseram a Resmulti ao longo desses 10 anos de existência”, pontua Munick.

A agenda da manhã terá, ainda, uma série de homenagens aos diversos profissionais que passaram pelo Programa, entre coordenadores, preceptores e tutores.

Após o momento de agraciamento, a palestra Formação de residentes em saúde baseada em competências: estudo de caso da experiência da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), ministrada por Adriana Cavalcanti de Aguiar, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rio de Janeiro), dará continuidade à programação.

Confira aqui a programação completa

Resmed

O Programa de Residência Médica (Resmed) da ESP/CE também contará com um momento específico durante as festividades. Às 14h30, uma mesa redonda discutirá os rumos da formação dos preceptores para os programas vinculados à modalidade.

Na sequência, às 15h30, haverá entrega de certificados para os participantes do curso “Vivências em Educação, Liderança e Aprendizagem para Supervisores da Residência em Saúde (Velas)”. A agenda da Resmed terá, na sequência, o lançamento do livro Memórias de um Sanitarista, com a presença do sanitarista e autor da obra, Marcelo Gurgel.