Na 11ª plenária do PPA, vice-governadora Jade Romero destaca a importância de ouvir a população

18 de julho de 2023 - 15:33 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Foto

O próximo encontro será na quarta-feira (19), na cidade de Canindé

Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero participou, na manhã desta terça-feira (18), da etapa do Litoral Leste do encontro Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. Junto a vários secretários de Estado e autoridades políticas, Jade Romero destacou a importância da oportunidade de se construir um Ceará junto à população.

“Nosso governador assim determinou que seus representantes estivessem presentes nas plenárias, para poder ouvir o povo”, destacou a vice-governadora. “Nosso objetivo é que a escuta e o diálogo seja uma marca perene do nosso governo. Então, a realização do PPA nas 14 regiões administrativas tem esse objetivo, a aproximação dos gestores da população, ouvir, escutar as demandas direto das pessoas que têm contato com essas demandas expostas aqui”, completou.

Com representantes da sociedade civil dos municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguaruana, os assuntos debatidos no PPA do Litoral Leste terão impacto na vida de 208.530 cearenses.

Presente no encontro, o secretário da Articulação Política, Waldemir Catanho, ressaltou o quão importante é construir uma política estadual em cima das demandas vindas diretamente do povo, com as questões regionalizadas. “Estamos aqui fazendo política, mas de uma forma diferente. Estamos acostumados a votar a cada dois anos. É muito importante votar e fazer o certo, mas é muito importante acompanhar os outros quatro anos. E é importante darmos nossa opinião sobre o que queremos para a nossa região”, destacou.

Acreditar na proposta

Foi acreditando nesse propósito de “ouvir a população” que o professor José Joaquim foi até a EEEP Pedro de Queiroz Lima – onde ocorreu a plenária do Litoral Leste – e aceitou ser o porta-voz do grupo da educação. “Eu quero parabenizar o governo por essa iniciativa de ouvir as pessoas e suas demandas. Eu espero que o que foi discutido aqui tenha muitos resultados positivos”, comentou o professor.

A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, também se mostrou feliz pela proposta de um plano participativo para montar o planejamento do Estado e destacou que acredita que essa é a melhor forma de fazer política. Unindo gestores e população.

“Ficamos muito honrados de saber que Beberibe foi escolhido para sediar essa etapa do Litoral Leste. A partir das discussões que feitas aqui, serão tomadas decisões que irão nortear o governo pelos próximos anos. Tenho certeza que teremos propostas muito proveitosas para todo o Ceará”, comentou. “É importante os secretários dos mais diversos setores estarem presentes aqui dando força a esse momento”, complementou. Além dos secretários estaduais, secretários municipais de diversos municípios do Litoral Leste compareceram ao encontro.

Concordando com a prefeita, para a secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado, muito dessa confiança da população em acreditar ter sua opinião e sua demanda considerada importante, se dá pela presença do secretariado estadual – ou seus representantes -, em todos os encontros.

“Eu tenho que pontuar a presença do secretariado nos encontros. Isso é importante, não só pela participação e pela presencialidade, mas essas pessoas trazem para o governo um senso de coesão, que é essencial. Além disso, diz para a população quem está na gestão e trazem esclarecimentos para a população e, dessa forma, as discussões ficam mais coesas”, concluiu a secretária.

O próximo encontro com a população cearense acontece, nesta quarta-feira (19), no município de Canindé, onde serão ouvidas as demandas dos municípios que correspondem à região administrativa do Sertão de Canindé.

Plataforma digital

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região do Litoral Leste poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma digital, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.