Planetário Rubens de Azevedo inicia plano de cuidados preventivos

19 de julho de 2023 - 14:04 # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto

A manutenção preventiva e corretiva inclui serviços de limpeza da cúpula, impermeabilização, pintura e instalação de iluminação especial. Temporariamente suspensas a partir desta semana, a programação será retomada a partir do dia 3 de agosto

Equipamento público da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com o seu plano de cuidados, iniciando, nesta semana, a manutenção do Planetário Rubens de Azevedo, com serviços como limpeza, pintura, impermeabilização e recuperação da iluminação externa. Para isso, o Planetário suspendeu, temporariamente, desde terça-feira (18), parte das suas atividades, como o recebimento de escolas, a realização das sessões lúdicas e as sessões gratuitas do Música nas Estrelas.

A atividade mensal Noite das Estrelas, que disponibiliza telescópios para observação gratuita de objetos celestes, como crateras lunar e nebulosas, será mantida no dia 25 de julho, a partir das 19h, em frente ao Anfiteatro Sérgio Motta.

Os cuidados incluem a limpeza interna da cúpula, fundamental para garantir a qualidade de resolução das projeções do Planetário, a limpeza dos vidros da cúpula externa, a pintura interna e externa do local, a renovação da impermeabilização do mezanino, para evitar infiltrações, e a recuperação da iluminação externa do ambiente.

Segundo o diretor do planetário, Dermeval Carneiro, os serviços atendem a exigências técnicas para resguardar os equipamentos Carl Zeiss – modelo Skymaster ZKP 4 LED – Velvet Duo LED -, adquiridos recentemente para a atualização tecnológica do planetário, que hoje o torna o mais moderno do Brasil. A antecipação da manutenção foi necessária para viabilizar o atendimento do programa “Agosto do Aluno”, que durante todo o mês de agosto beneficiará escolas da rede pública estadual com atividades que combinam ciência, cultura, arte e educação.

A programação ao público em geral será retomada em agosto, conforme a seguir.

Programação de agosto

Acesso gratuito

Curso Popular de Astronomia

Dias 5 e 19 (sábados)
Turmas às 14h30 e 15h30
Acesso gratuito mediante inscrição prévia e formulário disponível no site www.planetariorubensdeazevedo.com.br, sempre na quarta-feira anterior à aula. Duração: 60 min. 50 lugares. Classificação: 12 anos.

Sessão Música nas Estrelas
Dias 12, 13, 26 e 27 (sábados e domingos)
Horários: 15h e 16h
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário.
Duração: 30 min. 50 lugares

Noite das Estrelas

Dia 23 (quarta-feira)
Das 19h às 21h
Programação sujeita à condição do tempo. Acesso gratuito por ordem de chegada

 

Sessões Lúdicas
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.
60 lugares por sessão.

Quintas e sextas
18h – Sessão A Quinca, o Pititi e o Albireo (sessão infantil)
19h – Sessão Stella Nova (sessão juvenil-adulta)

Sábados e domingos
17h – Sessão A Quinca, o Pititi e o Albireo (sessão infantil)
18h – Sessão Andrômeda – A Lenda da Princesa Acorrentada (sessão juvenil-adulta)
19h – Sessão Stella Nova (sessão juvenil-adulta)
20h – Sessão Até as Fronteiras do Universo (sessão juvenil-adulta)