Centro Cultural do Cariri lança chamada pública de atividades artísticas para compor a programação do equipamento

21 de julho de 2023 - 14:36 # # # #

Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto

Interessados/as podem se inscrever no período de 21 de julho a 04 de agosto através do Mapa Cultural do Ceará

Fomentando a produção cultural da região do Cariri cearense, o Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, torna público o Edital Apresentações Artísticas para o Centro Cultural do Cariri. A chamada pública irá promover o desenvolvimento de uma programação cultural aberta, diversa, democrática, acessível e gratuita, composta por diferentes manifestações artísticas.

Artistas, grupos e coletivos, nascidos no Ceará e/ou residentes há pelo menos dois anos no estado, com representante legal acima de 18 anos, podem se inscrever através da plataforma Mapa Cultural do Ceará. As propostas podem integrar as linguagens de artes cênicas, literatura e música, sendo possível realizar até duas inscrições em diferentes áreas, contudo, apenas uma será selecionada.

Rosely Nakagawa, diretora do Centro Cultural do Cariri, explica que o Edital se configura como uma ação permanente da política cultural do Estado do Ceará. “Entre os objetivos do Centro Cultural do Cariri estão fomentar os processos de criação, pesquisa, difusão, intercâmbio, formação e fruição das expressões artísticas, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais, ligados a empreendimentos culturais da região”, conta a gestora.

O equipamento parte como importante articulador no fortalecimento do calendário cultural e turístico do Estado. Américo Córdula, Gerente de Teatro, conta que: “Estamos abrindo os espaços do Centro Cultural do Cariri para a diversidade de expressões culturais da região. No mês de agosto, será inaugurado o Pequeno Palco, teatro de 100 lugares para atender as propostas dos participantes da convocatória, criando uma agenda cultural permanente”. Com estrutura profissional de som e luz para atividades de música, dança, teatro, saraus e performances, o Pequeno Palco será um espaço para a fruição do público do Cariri.

Ao todo estão sendo investidos 79 mil reais para realização do Edital. A escolha e chamada das propostas das atividades artísticas é de responsabilidade da banca avaliadora, que será composta por profissionais do equipamento e deve considerar como critérios de análise a diversidade de gêneros, estilos e movimentos artísticos.

Política afirmativa e reserva de vagas

O edital terá reserva de vagas para pessoas que se autodeclaram LGBTQIAPN+, negros pretos, negros pardos, quilombolas, indígenas e com deficiência. Será acrescentado 1 ponto para cada segmento da política afirmativa, podendo ser cumulativo. Os/as proponentes deverão anexar a autodeclaração na ficha de inscrição, de acordo com o modelo disponível no documento da chamada pública.

Mais informações ou dúvidas sobre este edital? Envie um e-mail para: duvidas.cccariri@institutomirante.org.

Quer ajuda sobre a plataforma Mapa Cultural do Ceará? Envie um e-mail para: mapa@secult.ce.gov.br ou entre em contato pelo telefone (85) 3101-6737, das 8h às 17h.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, em área construída de 20 mil metros quadrados, ainda em processo de finalização.

Atualmente, estamos abertos ao público às quintas, das 15h às 18h, sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Serviço

Edital Apresentações Artísticas para o Centro Cultural do Cariri
Qual o período de inscrição? 21 de julho a 04 de agosto
Onde posso me inscrever? No Mapa Cultural do Ceará
Clique aqui para acessar o edital completo.

Onde estamos localizados
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará