Domingo (23) tem Viva o Parque no Cocó, Curió, Maranguapinho e Botânico

21 de julho de 2023 - 11:42 # # # # # #

Ascom Sema - Texto e foto

Neste domingo (23), tem Viva o Parque (VOP) , no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza, e em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará. O VOP é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza, por meio de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em Unidades de Conservação (UCs) estaduais.

Tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, pintura, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais. No Curió, Maranguapinho e no Botânico, as atividades acontecem de 9h às 13h e no Cocó, de 7h às 12h. Na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha, o VOP continuará suspenso até o dia 30, por conta da Expocrato.

No Cocó, tem arvorismo sábado e domingo, nos horários das 8h às 12h e das 14 h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Uma outra opção de lazer no Cocó é navegar no rio e apreciar a rica biodiversidade do parque. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso um agendamento prévio por meio do telefone (85) 98527.8216.

Botânico e Maranguapinho

No Botânico, além de todas as atividades já programadas pelo VOP, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir as área dos quiosques, ao lado do espelho d’água. Tem também uma biblioteca com um excelente acervo de livros sobre meio ambiente, um meliponário, viveiro de mudas e ainda, 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho e no Curió, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças, coordenam as atividades.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, KM 3, próximo ao posto da Polícia Rodoviário Estadual (PRE) no entroncamento das CE O90 e 085, em Caucaia.

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.