Dragão do Mar celebra o mês do rock com festival gratuito neste sábado (22)

21 de julho de 2023 - 16:50 # # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto

Realizado com apoio do Hub Cultural Porto Dragão, o “Rock no Dragão” traz, a partir das 16h, shows de Berg Menezes, Luh Livia, Backdrop Falls, Sulamericana, Viollen e Órfãos de Iracema

Com atrações para todos os gostos, o ciclo programático “Férias no Dragão” traz também, neste sábado (22), a partir das 16h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o “Rock no Dragão”, festival gratuito que celebra o Dia Mundial do Rock, data comemorada no dia 13 de julho. Iniciativa realizada com o apoio do Hub Cultural Porto Dragão, o encontro reúne artistas e grupos locais de diferentes vertentes do gênero musical, a fim de evidenciar a pluralidade e a alta qualidade da cena cearense.

As atrações

Backdrop Falls

Fortemente influenciada pelo punk rock e pelo rock alternativo e com letras reflexivas e com elementos um tanto quanto sombrios em determinados momentos, a Backdrop Falls aborda em suas músicas temas de cunho mais pessoal/introspectivo e narra experiências e sentimentos relacionados à vida cotidiana na sociedade atual.

A banda, que começou em 2016 como um projeto de estúdio iniciado pelo vocalista Matheus Collyer, e é atualmente formada por Matheus (voz/guitarra), Rafael Neutral (guitarra), Marcelino Oliveira (baixo), Breno de Souza (bateria), lançou seu primeiro álbum, “There’s no such place as home”, em 2019, lançamento que rendeu uma tour na América do Sul, em dezembro do mesmo ano. O grupo reforça sua proposta de comunicar-se com o público através de riffs cortantes, linhas de baixo concisas e viradas de bateria agressivas, criando um som energético em meio a letras reflexivas e existencialistas que questionam a vida na sociedade contemporânea.

Em 2022, a banda anunciou o lançamento do seu segundo disco, “Fairytales and Fireworks”, lançando o single “Closer to the edge”, e agora vem trabalhando seu segundo single “Mona Lisa”. A faixa já ganhou destaques em sites nacionais e internacionais, e mostra que o segundo disco da banda promete boas surpresas. Para a promoção deste novo lançamento, a banda iniciou uma tour no Nordeste, passando pelas cidades de Recife, Natal, Mossoró e Fortaleza.

Sulamericana

Desde que estreou na cena cultural de Fortaleza, em 2013, a Banda Sulamericana expressa, em melodia e letra, a complexa realidade do cotidiano, entre tramas, positividade e desafios. O coletivo mescla um som variado com o indie rock, rock alternativo e influências de grupos e artistas do cenário brasiliense. A banda é formada por Hugo Lage (guitarra), Ian Antunes (bateria), Lucas Espínola (voz e guitarra), Tiago Gnomo (Baixo) e Zylton Sena (Teclado), e em sua estreia, lançou o EP Sulamericana. Já em 2018, lançou o single e videoclipe de Céu Azul e Lado Bom, em 2019, tendo participado de vários festivais autorais locais, como: Ponto CE, Festival Vida & Arte, MADAROCK, Garage Sounds e entre outros. Sula. Com título que sugere um apelido, a banda cearense lança seu primeiro álbum. O trabalho chega dois anos depois do início da produção e conta com 09 canções. O novo álbum foi mixado e masterizado por Alex Reis em São Paulo. A direção musical é do também cearense Rafael Martins, cantor, artista solo e um dos integrantes da banda Selvagens à Procura de Lei.

Berg Menezes

Com o show “Sinais Musicais”, o músico celebra sua trajetória de quase 17 anos com apresentação acessível ao público surdo, em que comemora as conquistas ao longo da carreira e, ao mesmo tempo, rema em direção a novas experimentações. Nascido em Recife e radicado em Fortaleza/CE, o artista já lançou dois álbuns, videoclipes e participou de importantes festivais em sua cidade.

Luh Livia

Luh Lívia é cantora e compositora cearense. Com 19 anos de carreira, mostrou boa parte de sua obra à frente da banda Mafalda Morfina. Desde 2018 entrou em fase solo. Dona de uma personalidade firme na poesia, a cantora escreve músicas que dialogam com seu tempo e sonoramente se reinventam, ganhando respeito em todas as gerações.

Viollen

É uma banda de Thrash que surge em 2006, dentre várias formações, em 2015 tem se firmado no meio, abordando temas de protesto, contestação, crítica e entre outras. Em 2018 lança o primeiro EP-Legacy of Hate. Em 2020 lança o split Vertigem Sessions junto com a banda Structure Violence. Ainda no mesmo ano deram início às gravações do primeiro full length. Em Abril de 2021, lançou o single Critical State of Madness. Em maio, lançou nas principais plataformas digitais o primeiro álbum intitulado”What to The Kill For?”. É atualmente integrada por Edin Freitas (vocal), Cassiano Vagner (guitarra), Tina Paulo (baixo) e César Sousa (bateria).

Órfãos de Iracema

Das composições viscerais do músico Víctor Hugo Sales, nasceu a Órfãos de Iracema, banda cearense de Stoner Rock, Blues e Indie Rock que nasceu com a ideia de fazer um som direto e cru, sem regras ou meios termos, aliado a letras que vão desde críticas sociais e situações cotidianas ao romance regado pelo bom e velho Blues. Os irmãos Víctor Hugo Sales (composição e guitarra) e Amanda Sales (vocalista e intérprete), que tem parceria firmada desde 2015, quando formaram o Sales Duo, se juntaram aos músicos Alisson Ursulino (bateria) e Felipe Batista (baixo).

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Férias no Dragão | Festival “Rock no Dragão”, com shows de Berg Menezes, Luh Livia, Sulamericana, Backdrop Falls, Viollen e Órfãos de Iracema
Data: 22 de julho de 2023 (sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Duração: 300 minutos