Hospital Geral Dr. César Cals integra projeto que favorece segurança do paciente

21 de julho de 2023 - 13:39 # # # #

Ascom Sesa - Texto e Foto

Todos os dias, equipes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizam uma rotina de atividades, monitoramento, reuniões, checagem de dados e ações previamente definidas. Tudo isso para promover a segurança do paciente. É dessa forma que o Projeto Paciente Seguro, em curso desde junho de 2022, implementa e executa rotinas e práticas voltadas para fortalecer o cuidado em saúde.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre – RS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e segue em desenvolvimento e acompanhamento até novembro desse ano. “Após esse período, o HGCC continua a aplicar todas as ações já trabalhadas, bem como novas possibilidades de melhorias”, garante a coordenadora da Gerência de Risco e Segurança do Paciente da unidade, a enfermeira Silvana Feitosa.

Projeto Segurança do Paciente

A estruturação do projeto deu-se a partir de uma seleção pública. Após ser escolhido, o Hospital Geral Dr. César Cals passou por um diagnóstico situacional. As equipes selecionadas participaram de treinamentos e reuniões de monitoramento são realizadas periodicamente para acompanhar os resultados. A checagem dos indicadores é realizada de forma on-line em reuniões agendadas.

No início do ciclo, do qual participa o HGCC, foram adotadas três metas internacionais de segurança do paciente: lesão por pressão, quedas e higienização das mãos. Para cada meta, foi escolhida uma unidade piloto para trabalhar. Em dezembro de 2022, foram incluídas mais três metas: cirurgia segura, prescrição e uso de medicamentos, comunicação.

“A dispensação segura de medicamentos no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes. Essa abordagem cuidadosa minimiza os riscos de erros de administração e contribui para a eficácia do tratamento, promovendo a segurança e a confiança no processo de cuidados hospitalares”, explica a coordenadora do Centro de Farmácia do HGCC, Ana Amélia Gonçalves.

De acordo com o Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo do projeto impacta diretamente na qualidade da assistência do paciente, que envolve a família e o acompanhante, junto com todos os profissionais. Ele traz algumas ações como a coleta de indicadores e trabalha com pacotes de ideias de mudanças, além de testes. Após a implantação das ideias, é feito o monitoramento. Cada meta apresenta um objetivo definido a ser alcançado.

Resultados

No protocolo de lavagem de mãos, por exemplo, os indicadores confirmam que a adesão saltou de 40% para 65%, antes mesmo do encerramento do Projeto. Na cirurgia segura, os dois indicadores trabalhados, como o cheklist e o preenchimento dos termos de consentimentos, já apresentam resultados favoráveis.

Outro local que integra o projeto é a Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Lá, há a aplicação do protocolo de lesão por pressão. Thiago Sombra, coordenador de Enfermagem do HGCC, explica que “a mudança de decúbito, por exemplo, padronizada a cada duas horas, é de extrema importância e contribui para a promoção da saúde, a redução de complicações e acelera a recuperação dos pacientes na UTI”.

As ações implicam também para o processo de acreditação do Hospital César Cals. Dentre os objetivos, este é mais um pretendido, o que permitirá cada vez mais ganhos para os pacientes. Promover e fortalecer padrões de qualidade e segurança na assistência em saúde são alguns requisitos fundamentais para a acreditação hospitalar, iniciativa global estabelecida em conjunto com o Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e a Cooperativa Internacional de Acreditação de Laboratórios (Ilac). O processo é revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua dos serviços de unidades de saúde. A avaliação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).