SRH divulga projeto Malha D’água em feira cultural de Banabuiú

21 de julho de 2023 - 14:50 # # # #

Ascom SRH - Texto
Divulgação/Prefeitura Banabuiú - Foto

Participando de uma das mais tradicionais feiras culturais do interior do Estado, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) está presente na 30ª edição da Banartes, em Banabuiú, com um stand de materiais completos sobre o Projeto Malha D’água, que envolve a região. O evento iniciou nesta quinta-feira (20) e segue até o sábado (22).

Organizado pela Prefeitura de Banabuiú, a feira Banartes faz parte do calendário oficial de eventos do município e anualmente reúne grandes atrações. No stand da SRH, é possível conferir materiais sobre o Malha D’água, como banners, cartilhas e folhetos, além da oportunidade de esclarecer dúvidas dos visitantes.

Como Coordenador do Projeto Malha D’água, Tiago Coelho, destaca a importância de trazer o Projeto Malha D’água para o Banartes. “Atualmente, estamos iniciando as obras do Malha D’Água e fazendo a divulgação dele. No stand, explicamos ao público sobre o projeto, seus benefícios, quais localidades serão atingidas e seus objetivos. A ideia é que a população compreenda o que é o projeto, tire suas dúvidas e entenda seus benefícios, pois queremos trazer o projeto para mais perto dos cearenses”, aponta Tiago sobre o stand no evento que pretende receber cerca de 30 mil visitantes.

Sobre o Projeto

Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais.

Já a 2ª etapa do Projeto Malha D’água, contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú (Sertão Central) com 599 km de extensão, fornecendo água para quatro sedes municipais e 29 sedes distritais.

Com um financiamento de € 100 milhões (cerca R$ 560 milhões), o Governo do Ceará vai investir no fortalecimento da segurança hídrica, energética e ambiental, com um planejamento integrado visando o desenvolvimento rural sustentável e o uso racional dos recursos hídricos em uma das áreas com o maior nível de criticidade no abastecimento.