Referência para o SUS no Ceará, Vera Coêlho recebe Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues

22 de julho de 2023 - 10:27 # # #

Ascom ESP/CE - Texto e fotos

“Gostaria de compartilhar essa medalha com todas as mulheres trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) que, com garra e competência, assumem papel relevante na busca pela melhoria da qualidade de vida do povo cearense”. As palavras emocionadas ditas pela secretária executiva da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Vera Maria Câmara Coêlho, vieram após a gestora receber a maior comenda da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Batizada com o nome do médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, a condecoração foi concedida nesta sexta-feira (21), em cerimônia realizada na sede do equipamento, em Fortaleza. O evento contou com a presença massiva de pessoas colaboradoras da ESP/CE e da Sesa, além de personalidades da Política e da Saúde Pública.

Integraram o palco de honra a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que representou o governador Elmano de Freitas; o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; a homenageada Vera Maria Câmara Coêlho; o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Aroldo Pontes; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), José Araújo Júnior; e o deputado federal, Mauro Filho.

“Tenho uma verdadeira admiração pela Vera. Acredito que não pode passar um só gestor pela Sesa que não a escute, pois seu conhecimento de SUS e de gestão é impressionante. Para todas as decisões que preciso tomar e que são difíceis, eu tenho o prazer de ouvir a opinião dela”, revelou Tânia Mara.

O superintendente Luciano Pamplona saudou emocionado a agraciada. “Na minha cerimônia de posse, falei a todos que não estava nervoso, mas hoje estou. Digo isso para que tenha a dimensão da importância que você representa na minha vida e para a história da ESP/CE”, destacou o gestor diretamente à Coêlho.

A homenageada

A gestora acumula importantes contribuições na Saúde Pública. Em 2010, por exemplo, foi reconhecida pelo seu papel na obtenção do crescimento no número de equipes de Saúde da Família. No mesmo ano, um outro agraciamento veio pela atuação de destaque na estratégia de vacinação contra Influenza Pandêmica (H1N1) no Estado. Já em 2015, recebeu o Certificado de Honra e Mérito, dessa vez, sendo concedido pelo Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), da Rede Sesa, pela contribuição na expansão e melhoria dos serviços.

“O meu sentimento é maior que a gratidão e a emoção. Essa comenda tem um significado muito especial para mim, pois tive a oportunidade de conhecer e conviver, no início da minha vida profissional, com o doutor Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Dele recebi orientações de como lidar com as dificuldades identificadas na área, que me motivaram a trilhar o caminho da Saúde Pública”, relembra a homenageada.

ESP/CE 30 Anos

A entrega da Medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues encerrou, também, um ciclo de três dias de programação alusiva ao aniversário de 30 anos da ESP/CE, comemorado neste sábado (22).

Na última quarta-feira (19), a autarquia mobilizou suas equipes para celebrar o legado dos programas de Residência em Saúde. Já nessa quinta-feira (20), as pessoas colaboradoras da instituição tiveram um momento interno, com serviços de massoterapia, reiki, lian gong, além de palestra voltada ao desenvolvimento profissional. Houve, ainda, a abertura de um espaço com atividades recreativas para filhos e netos de cada funcionário.