Governo disponibiliza resultado final de seleção das Unidades Gerenciadoras das cozinhas do Ceará Sem Fome

24 de julho de 2023 - 14:19 # # # #

Ascom Gab Primeira-dama - Texto
Casa Civil - Foto

O Governo do Ceará já disponibiliza o resultado final das Unidades Gerenciadoras das cozinhas do Programa Ceará Sem Fome. Os nomes das 23 entidades que participaram do edital de chamamento público foram divulgados nos sites do Ceará Sem Fome e também da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), pasta executora das Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que produzirão 100 mil refeições diárias.

O processo seletivo foi realizado por meio de uma Comissão de Seleção, quando foram analisadas as pontuações de cada entidade inscrita, como experiência em parcerias com recebimento de recursos públicos; experiências em segurança alimentar e nutricional e experiência em desenvolvimento local. No total, foram 23 Unidades Gerenciadoras selecionadas.

A primeira-dama do Estado e articuladora do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, explica qual será o próximo passo para o cadastro das cozinhas. “Divulgado resultado, agora as Unidades Gerenciadoras firmarão um Termo de Colaboração com a SDA. Finalizado isso e publicado em Diário Oficial do Estado, será aberto um sistema – mesmo sistema onde as UGs se cadastraram para participar do edital – para o credenciamento das cozinhas. O próprio edital de seleção das unidades possui um anexo com um formulário, que baseará o recebimento dos dados daquela cozinha e daquela região, onde as Unidades Gerenciadoras atuarão”, explica.

Lia também destaca a cozinha deverá fazer junto às Unidades Gerenciadoras. “As Unidades Gerenciadoras farão os cadastros das cozinhas junto ao sistema da SDA. Após o cadastro, a cozinha terá a confirmação, via e-mail ou por celular. Depois, receberá uma visita técnica de uma equipe, para que a partir daí, com tudo validado, o Estado passe o recurso para a entidade, a entidade passe o recurso para a cozinha, e, por fim, a cozinha produza as refeições para os beneficiários que estão em insegurança alimentar grave”, detalha.

Capacitação

No processo de criação da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, também ocorrerão capacitações de boas práticas, que englobam a aquisição e a manipulação de alimentos, além de ações que evitem o desperdício. “Em paralelo a isso, também faremos formações para as Unidades Gerenciadoras, que vão desde a parte de aquisição de gêneros alimentícios, quanto o armazenamento e o transporte desses produtos. Também capacitaremos as cozinhas, que vão treinar suas cozinheiras e seus auxiliares de cozinhas em relação às boas práticas e a manipulação de alimentos”, explica.